Iberostar detalha progresso em seus objetivos de sustentabilidade; veja dados

Continua depois da publicidade

Iberostar Hotels & Resorts publica seu relatório “Resumo do Ano de 2023”, detalhando o progresso da empresa em direção aos seus objetivos de sustentabilidade


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A Iberostar Hotels & Resorts, dedicada ao desenvolvimento de um modelo de turismo responsável, publica seu “Resumo do Ano de 2023”, detalhando seu mais recente progresso em sustentabilidade alcançado por meio do trabalho inovador dentro do programa Wave of Change. O grupo hoteleiro de Mallorca relata em cinco pilares-chave, incluindo economia circular, alimentos azuis, soluções baseadas na natureza, ação climática e gestão de destinos.

Veja também as mais lidas do DT

Gloria Fluxà, Vice-Presidente e Diretora de Sustentabilidade do Grupo Iberostar, afirma: “Nosso compromisso com o turismo responsável conduz nosso negócio em uma jornada transformadora. A implementação bem-sucedida de nossa visão requer uma abordagem de 360 graus, incorporando sustentabilidade em cada processo, alinhando-se com a natureza e mitigando riscos. Por exemplo, a implementação de soluções baseadas na natureza, como a restauração de recifes de coral ou manguezais para mitigar o impacto de furacões.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, colaborações como estas podem auxiliar no desenvolvimento de soluções proativas, parcerias com governos locais podem abordar grandes desafios de infraestrutura e envolver comunidades locais pode promover ainda mais o turismo holístico. Através da colaboração coletiva, nosso objetivo é inspirar mudanças positivas, para que possamos criar um futuro onde as pessoas e o meio ambiente prosperem.”

Redução de emissões e compromisso com o hidrogênio verde

A Iberostar está avançando em direção à neutralidade de carbono até 2030, uma meta que visa alcançar vinte anos antes do objetivo global estabelecido pela indústria. Em 2023, em comparação com 2019, conseguiu reduzir suas emissões de Escopo 1 e 2 em 12% globalmente: 6% na região AME e 32% na EMEA.

Da mesma forma, a cadeia de hotéis também reduziu seu consumo de energia (kWh) em 6,5% em comparação com 2019, um percentual particularmente positivo na região EMEA, onde chega a 6,64%. Hotéis em Montenegro (12,72%), Marrocos (10,97%) e Ilhas Canárias (Espanha) (8,18%) alcançaram algumas das maiores reduções por meio da implementação das melhores práticas em hotéis e investimentos-chave.

Na busca por soluções energéticas sustentáveis, o ano de 2023 foi um período de progresso para a Iberostar. Esta busca foi evidenciada pela construção de uma Planta Fotovoltaica de 1,2 MWp no Rose Hall Resort, na Jamaica, colaborando com a produção de energia limpa para o hotel local. Além disso, o processo de preparação do solo para duas Plantas Fotovoltaicas na República Dominicana se iniciou, preparando o terreno para uma capacidade ampliada de energia renovável. Além deste trabalho em busca da eletrificação, em 2023 a estratégia global também incluiu a substituição progressiva de caldeiras a gás por bombas de calor em várias localidades no México, colaborando com a redução da pegada de carbono.

Quanto ao carbono, em 2024, o foco na Jamaica se concentra no projeto East End Morrant em St. Thomas. Com o compromisso de alcançar 8.000 toneladas de CO2 através da conservação e reflorestamento de manguezais, um relatório preliminar já foi preparado para o local. Um Memorando de Entendimento (MOU) está sendo finalizado com a Universidade das Índias Ocidentais e estabelecerá atividades de colaboração relacionadas à conservação de manguezais, reflorestamento e captura de carbono. Além disso, foi assinado um contrato para a implementação do Estudo de Impacto Ambiental, que será realizado pelo Laboratório Marinho de Discovery Bay na Universidade das Índias Ocidentais.

Menos resíduos em aterros nos hotéis Iberostar

Em 2023, a cadeia hoteleira trabalhou para reduzir o percentual total de resíduos em seus hotéis, resíduos enviados para aterros sanitários e resíduos derivados de alimentos. Especificamente, por meio de sua equipe de 3R e diferentes iniciativas, a empresa trabalhou arduamente para reduzir os resíduos enviados para aterros sanitários em 56% em relação à sua linha de base de 2021.

83% dos frutos do mar consumidos nos hotéis Iberostar são de fontes responsáveis

Os dados no relatório publicado pela Iberostar Hotels & Resorts mostram progresso em direção ao objetivo de garantir que 100% dos peixes e frutos do mar servidos nos hotéis Iberostar sejam responsáveis, tendo alcançado 83%, cinco pontos percentuais acima dos dados do ano passado.

Esse feito também contribui para o objetivo mais amplo de promover a administração ambiental na indústria de frutos do mar, onde a empresa está trabalhando com comunidades de pesca em destinos específicos para alcançar uma abordagem local sustentável. Por exemplo, a Aliança Kirimurȇ que através da iniciativa “Elevando o Local”, recebe a colaboração da Iberostar com o coletivo de pescadores e coletores de mariscos na região da Baía de Todos os Santos, no Brasil.

Segundo a empresa, a Aliança Kirimurê foca em melhorar a qualidade e sustentabilidade da produção de frutos do amor através do apoio a 200 famílias envolvidas na pesca e atividades relacionadas. 75% dos participantes são mulheres, o que ilustra a preocupação com desenvolvimento sustentável, ambiental e social. A participação da Iberostar resultou em melhorias nas instalações de processamento e canais de distribuição, ajudando a desenvolver a indústria pesqueira sustentável no Brasil.

Oito viveiros de coral para a conservação do meio ambiente

Em 2023, a Iberostar incorporou dois novos viveiros de coral na República Dominicana. Como resultado, a empresa agora possui oito viveiros – quatro no país, três no México e um na Jamaica: para continuar estudando o comportamento e a adaptação dessas espécies às mudanças climáticas, a fim de estabelecer um banco genético de espécies de corais.

Simultaneamente, desde o reinício do programa de restauração de manguezais da Iberostar em 2021, a empresa plantou mais de 16.100 manguezais de diferentes variedades na República Dominicana. Além disso, a cadeia continuou a implementar iniciativas locais e colaborações para promover a restauração de dunas no México.

Iberostar anuncia desafios para o futuro

A Iberostar também identifica alguns desafios que enfrenta no futuro próximo à medida que trabalha em direção aos objetivos de sua Agenda 2030:

Compensar as emissões restantes que não são facilmente alcançáveis através da descarbonização por meio de projetos inovadores de captura de carbono, com foco em iniciativas de carbono azul. Os projetos visam priorizar a conservação da biodiversidade, a gestão sustentável dos ecossistemas e a inclusão da comunidade para o benefício econômico.

Continuar com a eletrificação de seus hotéis para ampliar os projetos de inovação que está realizando.

Criar parcerias de qualidade ao longo da cadeia de valor para continuar a reduzir as emissões do Escopo 3, incluindo o alinhamento com seus fornecedores em padrões de medição de carbono, construindo relacionamentos que promovam a colaboração com fornecedores-chave, com o objetivo de gerar avanços tangíveis de progresso em vez de tentar diluir ações menores em toda a sua cadeia de valor.

Incentivar a colaboração e a inovação com outras empresas para abordar conjuntamente os desafios ambientais, a fim de construir conexões sólidas que nos permitam maximizar nosso impacto no destino.

O relatório completo pode ser baixado no site Wave of Change da Iberostar.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade