Ícone da hotelaria, hotel-escola do Senac conserva arquitetura e decoração que remetem à primeira metade do século passado. “O Grande Hotel é grande no prestígio, no nome e na área total do terreno”, afirma o gerente geral Renato Bianchi
POR ZAQUEU RODRIGUES (Especial para o DT)
Aos poucos, à medida em que as restrições de deslocamentos amenizam e a segurança da população se consuma diante da contenção do novo coronavírus no estado de São Paulo, a cidade de Campos do Jordão, localizada na Serra da Mantiqueira, no interior paulista, começa a recuperar a sua essência turística. “Campos do Jordão está recebendo um bom fluxo de turistas, o que é ótimo para o desenvolvimento do destino, pois neste ano não tivemos a temporada de inverno, o que resultou em uma grande dificuldade financeira para todos os empresários”, afirma o gerente geral do Grande Hotel Campos do Jordão, Renato Bianchi.
Veja também as mais lidas do DT
Pior já passou
Bianchi conta que o histórico hotel retomou as atividades no dia 30 de agosto após 160 dias de portas fechadas. Agora, o desafio é se recuperar dos impactos provocados pela pandemia, que adiou projetos, enxugou o quadro de colaboradores e redesenhou a rotina de colaboradores e hóspedes. “O pior já passou”, considera ele, que se diz otimista. “A retomada está indo muito bem, com altos índices de ocupação e resultados operacionais dentro do planejado. Já estamos nos recuperando. Se tudo der certo, 2021 promete ser um ano de recuperação e 2022 de consolidação”. Hoje, o hotel está registrando 100% de ocupação aos finais de semana e 40% durante a semana.
Com 95 apartamentos, o Grande Hotel opera com a capacidade máxima de hospedagem. Para garantir a segurança de colaboradores e clientes, alguns serviços, no entanto, estão sendo realizados momentaneamente com restrições. É o caso da sauna, academia, jacuzzi, bares, restaurantes e salas de recreação, que operam com capacidades reduzidas e novos horários. Os eventos corporativos e sociais, como casamentos, foram adiados para 2021. O foco do hotel agora é o público de lazer, formado principalmente por casais e famílias. Nessas primeiras semanas de reabertura, a hospedagem durante a semana aumentou, já que as crianças estão fazendo aulas online e os pais trabalhando no modelo home office.
Mix
Bianchi avalia que a tradição do hotel e as experiências em meio à natureza serão muito importantes neste primeiro momento de retomada. “O Grande Hotel é grande no prestígio, no nome e na área total do terreno, que conta com 400 mil metros quadrados. Além disso, priorizamos projetos e atividades nas áreas externas em meio à natureza. Creio que não são muitos os empreendimentos que conseguem um mix tão completo como o nosso”, diz o gerente geral, lembrando que o hotel está situado a 2 horas da capital paulista.
O Grande Hotel Campos do Jordão ostenta uma arquitetura e decoração que preservam as características originais do edifício construído na primeira metade do século passado. Além do majestoso edifício inaugurado em 1944 e do clima proporcionado pela altitude da região abraçada pela Serra da Mantiqueira, o hotel-escola é uma referência para a gastronomia e a formação de profissionais da área de hospitalidade.
A gestão hoteleira
A gestão hoteleira vive um processo de renovação. Renato Bianchi se diz pé no chão e afirma que muitas das mudanças implementadas em função da pandemia podem ser revistas após a chegada de uma vacina contra a Covid-19. “Logo mais teremos a vida realmente normal, e o buffet do hotel voltará ao normal e os nossos sorrisos voltarão a cativar os hóspedes”, considera ele, que acrescenta: “Não acredito e não sou adepto desse tão falado novo normal”.
Bianchi avalia, no entanto, que algumas mudanças serão permanentes na hospitalidade. “A priorização de atividades ao ar livre, promovendo momentos e experiências em família, será uma realidade”, identifica ele, que ressalta o papel da capacitação para preservar o padrão de atendimento. “A prioridade é atendermos com excelência todos os nossos clientes que confiam nos protocolos adotados pelo Grande Hotel e promover e aprimorar os treinamentos dos novos funcionários”.
Ele ressalta que a hotelaria revigorou muitos aprendizados neste período, como a importância de se manter sempre atualizada. “Quem promover um serviço de forma séria visando o bem-estar de hóspedes e funcionários, sempre baseado na verdade, obterá bons resultados”, assegura Bianchi, que completa: “Marketing ajuda muito, porém, o hóspede só retorna para onde ele se sente bem e realmente acredita na capacidade profissional das pessoas”.
https://diariodoturismo.com.br/os-protocolos-no-grande-hotel-campos-do-jordao/
Serviço:
Grande Hotel Campos do Jordão
+55 (12) 3668-6000
Central: 0800 7700 790