Por Marcos J. T. Oliveira, repórter freelancer do DT
A Brocker Turismo comemora os 20 anos e com muito orgulho. Desde setembro, após o anúncio da fusão com a Liga Receptivo e Eventos. começou uma série de adaptações e ajustes administrativos-financeiros, além de reestruturação comercial e de marketing. A união das duas principais empresas de turismo da Serra Gaúcha já apresentou novidades conceituais e posicionamento de marca que foram apresentados no Festival do Turismo de Gramado, que termina amanhã, 8/11, no Serra Park, em Gramado (RS). Com a reorganização de sua oferta de serviços, a empresa decidiu modernizar a identidade para posicionar de forma clara o negócio no mercado turístico nacional.
A fusão envolveu todas as empresas que integravam os grupos Brocker e Liga. Com isso, o Grupo Brocker Turismo agora é composto por: Brocker Receptivo, Brocker Viagens, Liga Eventos, Bustour, Jardineira das Hortênsias e Jusepe locadora e transporte privativo. A holding tem como sócios Adriane Brocker Boeira Guimarães, Fábio Bordin, Carlise Bianchi e Luiza Brocker Boeira e conta com 170 funcionários.
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Adriane Brocker Boeira, diretora geral da empresa, em conversa com o DIÁRIO, disse que “estamos em um momento muito feliz. Unimos forças, pois a Brocker e a Lila eram as principais empresas de receptivo da região e, assim, consolidamos nossos perfis e no que somos bons para agregar mais valor ao mercado.” Agora, a modernização da identificação do Grupo Brocker Turismo conduzir a empresa a um novo patamar de reconhecimento. “Queremos elevar a percepção de qualidade, ao tornar o negócio mais competitivo e aumentar o valor intangível da marca”, destaco Adriane.
A representação visual usa como base um elemento universal, o globo – símbolo emprestado da assinatura da Brocker Turismo e que, neste novo contexto, representa a capacidade de expansão do Grupo -, combinado a um elemento textual – a letra “B”. Os quatro pilares formam o globo através das cores verde-limão (experiência/viagens), laranja (descoberta/eventos), vermelho (movimento/transportes) e azul marinho (pessoas). Esta última está presente também na tipografia escolhida especialmente para reforçar a imagem de compromisso com as pessoas e solidez da marca.
O Processo de Criação
Todo processo de criação foi definido com base em um perfil de pessoas que viajam e que buscam novas experiências pelo Brasil: as famílias. Sejam elas de sangue ou de afeto, o foco conceitual está em todos aqueles grupos de pessoas que se gostam e que por isso viajam juntas. Para conversar com elas, a empresa constituiu o discurso da marca, texto conceito que posiciona e orienta a percepção das pessoas sobre o universo do Grupo Brocker Turismo. “Quem viaja sabe, que conhecer novas paisagens e deixar para trás velhas rotinas é inspirador. Nós acreditamos que toda viagem é uma oportunidade para que novas histórias aconteçam, que promover encontros felizes é a melhor forma de tornar cada experiência, inesquecível”, explica Adriane. Com base nessas premissas é que está solidificada a nova promessa para empresa. “
Durante o processo de criação, os colaboradores da empresa tiveram participação através do desenvolvimento e execução de ações de endomarketing, buscando inseri-los nesse novo universo de significados e identificações.