A ação visa a prevenção do descarte incorreto e a diminuição de plásticos no meio ambiente
Das agências com edição do DT
Segundo a ONU Meio Ambiente, a sociedade consome 1 milhão de garrafas plásticas a cada minuto e pelo menos oito milhões de toneladas de plásticos vão parar nos oceanos anualmente. A poluição mata 19 milhões de pessoas por ano. Para despertar o sentimento de prevenção e conscientização sobre a diminuição de plástico no mundo, o Instituto Conhecer para Conservar, do Grupo Cataratas, lançou uma campanha para provocar no público uma reflexão sobre a responsabilidade individual na defesa do planeta.
Com o slogan “Se não der para reutilizar, recuse”, a ação conta com frases de impacto em bancas de jornal da cidade do Rio de Janeiro e ganhou o reforço nas redes sociais das atrações turísticas geridas pelo Grupo Cataratas, como Cataratas do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras, Fernando de Noronha, Consórcio Paineiras-Corcovado (transporte nas vans oficiais e operação do Centro de Visitantes Paineiras), Aquário Marinho do Rio de Janeiro e Zoológico do Rio.
O público é estimulado a compartilhar a hastag #conhecerparaconservar, uma marca do Instituto de mesmo nome que financia projetos de educação e conservação ambiental. A campanha faz parte de uma das ações de conscientização que o Instituto Conhecer para Conservar fará nas atrações turísticas geridas pelo Grupo Cataratas durante a Semana Mundial do Meio Ambiente.
Pensando no futuro
Logo após a veiculação da campanha, o material plástico usado nas lonas será reciclado pela ONG Tem Quem Queira para a fabricação de bolsas. Uma parte dos acessórios será doada para crianças da comunidade da Mangueira e a outra parte será vendida. A renda obtida será revertida para ações sócios-educativas do Instituto Conhecer para Conservar, como o projeto Refauna, que reintroduz espécies animais no Parque Nacional da Tijuca.