Na última sexta-feira, 7 de fevereiro, o Grupo La Torre compartilhou o Relatório ESG 2024 com sua equipe. Este documento, que é publicado anualmente, já está acessível no site da empresa. O Relatório ESG foi desenvolvido seguindo as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e está alinhado com os objetivos da Agenda 2030 da ONU. Ele detalha as iniciativas, projetos e o desempenho da empresa em questões ambientais e sociais.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, no ano passado, o La Torre celebrou seus 20 anos de história e atualmente se consolidou como o maior Grupo Hoteleiro do Sul e Extremo Sul da Bahia, somando quase 700 funcionários. Com uma jornada de sucesso, fazem parte do grupo, o Resort La Torre, Casa La Torre Hotel Boutique, Gino Gastronomia, Yaayoo Fusion Thinking – agência de marketing e comunicação, e em 2024, dois novos empreendimentos passaram a fazer parte da empresa, o Porto Seguro Shopping e o Cine Porto.
Com o lema “olhar para o futuro”, em 2024, o La Torre fez avanços significativos em novas pautas da agenda ESG, sendo guiados pela inovação e tecnologia, que garantem aos clientes e colaboradores ótimas experiências. Nesse último ano, foram destinados mais de 2 milhões de reais para iniciativas ESG com projetos inovadores e estratégicos.
Segundo Luigi Rotunno, CEO do Grupo La Torre, “Através desse documento buscamos reforçar a importância da transparência nas relações e do diálogo aberto com colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, comunidade, e sociedade em geral. Acreditamos que este relatório é uma ferramenta essencial para fortalecer nossa conexão com os diversos públicos e incentivar o aprimoramento constante de nossas práticas. Alinhados aos princípios regenerativos, buscamos ir além da sustentabilidade, promovendo ações que potencializam o equilíbrio ambiental e fortalecem a relação harmoniosa entre as atividades humanas e a natureza”.
Práticas ambientais, sociais e de governança do La Torre
A gestão ambiental do La Torre está integrada às operações diárias, refletindo compromisso com práticas responsáveis e sustentáveis. Segundo Eliete Ferreira, Gestora ESG do Grupo La Torre, o engajamento das lideranças e equipes, além de treinamentos contínuos vem sendo essenciais para o fortalecimento da agenda ESG e os resultados promissores alcançados.
Através do conceito lixo zero, o La Torre tem focado no máximo aproveitamento e no encaminhamento correto de resíduos sólidos recicláveis e orgânicos. O Ecoponto La Torre destina os recicláveis do resort e também recebe os resíduos da comunidade ao redor. Em 2024, foram destinados à empresas de reciclagem 140 toneladas de resíduos.
Os resíduos orgânicos são geridos através do biodigestor e de um sistema de compostagem interno. Foram produzidas 20 toneladas de composto orgânico pela equipe de jardinagem e no total, o Grupo La Torre, tratou mais de 350 toneladas de resíduos orgânicos internamente somente no ano passado.
6 toneladas de insumos distribuídos
Através da plataforma da Comida Invisível, o La Torre, destinou 6 toneladas de insumos distribuídos a 5 ONGS da região, beneficiando mais de 300 pessoas. O projeto também fortaleceu a cultura interna de reaproveitamento, com insumos do buffet sendo utilizados no Espaço dos Colaboradores. Além disso, as cascas de frutas foram transformadas em sucos, gelato e doces, promovendo um uso mais consciente e sustentável dos insumos.
O La Torre também trabalha com fornecedores comprometidos com a sustentabilidade, atuando com logística reversa, por exemplo. Além disso, a empresa conquistou um índice de compras com fornecedores regionais de 70%, sendo 56% situados nas localidades próximas ao empreendimento, como Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália.
As iniciativas voltadas para o investimento social, visando à melhoria da qualidade de vida dos moradores da região e o apoio a eventos ambientais, culturais, esportivos, educacionais e de ajuda às pessoas mais carentes são constantes. Em 2024, foram mais de 650 mil reais investidos em projetos sociais e culturais, patrocínios e doações.
A construção de um ambiente de trabalho diverso, equitativo e inclusivo é parte da gestão do grupo. O compromisso com a saúde física e mental, a capacitação contínua e a valorização profissional dos colaboradores vêm de uma trajetória marcada por benefícios que impulsionam a qualidade de vida de quem faz parte da empresa.
A representatividade feminina na atuação profissional, especialmente nos cargos de liderança, atingiu um índice de 59% em 2024. Dentre as líderes, 78% se autodeclaram negras ou pardas, e 2% indígenas, evidenciando a cultura de diversidade e inclusão do Grupo La Torre.
O Programa de Ética e Compliance fortalece os valores institucionais, desempenhando um papel estratégico na construção de uma cultura organizacional que prioriza a ética e transparência em todas as relações.
Pelo 6º ano consecutivo, o La Torre, foi reconhecido como uma das melhores empresas para trabalhar, de acordo com o selo Great Place to Work (GPTW). Já o índice de satisfação dos hóspedes atingiu 95,5% com uma taxa de ocupação linear de 86%. Esses dados refletem a dedicação em fornecer experiências que atendem e superam expectativas, alinhadas aos princípios ESG que norteiam as ações do Grupo La Torre.