O Grupo LATAM Airlines finalizou o ano de 2024 com um desempenho financeiro e operacional positivo, alcançando lucros líquidos de US$977 milhões, praticamente o dobro do que foi registrado no ano anterior. Além disso, o grupo transportou 82 milhões de passageiros, atingindo o maior número da sua história, e ampliou sua capacidade consolidada em 15,1% em comparação a 2023, conforme a última atualização de suas diretrizes de crescimento em outubro.
Segundo nota enviada pela assessoria da LATAM ao DIÁRIO DO TURISMO, no ano de 2024, o grupo teve receitas operacionais totais de US$13 bilhões, 10,6% a mais em relação a 2023. No quarto trimestre, as receitas alcançaram US$3,3 bilhões, registrando um forte aumento nas receitas de carga, que cresceram 29,1% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Por sua vez, o resultado operacional ajustado alcançou US$1,6 bilhões em 2024, registrando uma margem operacional ajustada de 12,7%, 1,5 pontos percentuais a mais em relação a 2023, um recorde anual para o grupo.
Quanto à sua estrutura de capital, a LATAM encerrou 2024 com US$3,5 bilhões de liquidez e alcançou uma relação de endividamento líquido de 1,7 vezes. Durante o ano, o grupo LATAM gerou mais de US$243 milhões em caixa, mesmo após os US$207 milhões utilizados em seu refinanciamento e o pagamento de dividendos de US$175 milhões. O grupo também alcançou um EBITDAR ajustado de US$3.108 milhões, o que representa um aumento de 22,7% interanual.
“2024 foi um ano de grandes avanços para o grupo LATAM, marcado por uma forte geração de fluxo de caixa livre, mostrando a eficiência da LATAM e sua capacidade de conter custos. Isso acompanhado por um sólido crescimento de seu tamanho, rede e operações. O desempenho do grupo foi guiado pelo novo propósito: ‘Elevar cada viagem, sempre’, que busca proporcionar uma experiência significativa desde o momento em que um cliente escolhe voar com a LATAM”, disse Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group.
Na perspectiva financeira, um marco importante de 2024 foi o retorno do LATAM Airlines Group S.A. à Bolsa de Nova Iorque (NYSE), além do refinanciamento da maior parte de sua dívida não relacionada à frota, o que lhe permitiu reduzir significativamente suas despesas com juros e fortalecer seu balanço geral e geração de fluxo de caixa. Ao mesmo tempo, em dezembro, o grupo assinou seu primeiro “Empréstimo Vinculado à Sustentabilidade” (do inglês “Sustainability-Linked Loan”) , no valor de US$300 milhões, tornando-se a única companhia aérea da América do Sul a realizar uma operação financeira desse tipo até aquele momento.
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