Grupo LATAM reduzirá a emissão anual de CO2 em mais de 60 mil toneladas com novo software da Airbus

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Alinhado ao seu compromisso com a sustentabilidade, que busca compensar 50% de suas emissões domésticas até 2030 e ser carbono neutro até 2050, o Grupo LATAM já conseguirá reduzir em mais de 60 mil toneladas a emissão anual de CO2 por meio de uma atualização da Airbus.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Isso porque o novo software da fabricante para a função DPO (Descent Profile Optimisation), nome do sistema dedicado a otimizar a trajetória de pouso das aeronaves, será instalado pela LATAM em até 200 aviões da Família A320 (nome dado pela fabricante para os modelos A319, A320 e A321) a partir do final deste ano e até o início de 2022. Com isso, a LATAM não somente terá a maior frota do mundo equipada com a solução, mas, anualmente, cada aeronave com DPO atualizado reduzirá em 300 toneladas a emissão de CO2 e em 100 toneladas o consumo de combustível. A iniciativa reforça a agenda de sustentabilidade da LATAM focada em quatro pilares: Mudanças Climáticas, Gestão Ambiental, Economia Circular e Valor Compartilhado.

A função DPO da Airbus permite que a aeronave desça da altitude de cruzeiro utilizando apenas o impulso do motor em marcha lenta, o que reduz o consumo de combustível. Além disso, mantém a aeronave mais tempo em nível de cruzeiro, pois não inicia a sua descida tão cedo. Em consequência, minimiza a duração do voo em um estágio ineficiente da descida, quando os motores da aeronave precisam gerar impulso para manter o seu nivelamento em ar denso antes da aproximação final para o pouso. Veja o gráfico abaixo:

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