wikitravel.ai é a mais recente e inédita ferramenta de inteligência artificial, que tem o pré-lançamento para o trade nacional, em primeira mão, no espaço Ilha Business do 35º. Festuris Gramado. A startup é fruto de desenvolvimento da tzsystems.com.br, braço de tecnologia do Grupo Schultz.
por Cecília Fazzini, de Gramado (RS)
A necessidade de ter dados confiáveis e imagens royalties free de destinos de todos os portes do Brasil e do exterior, sentida nos afazeres da sua própria operação, levou Aroldo Schultz, presidente da Schultz, a criar a inusitada plataforma. O acesso virtual ao arsenal de informações se destina a viajantes, profissionais do turismo e imprensa. O recurso, que demandou investimento inicial de R$ 2 milhões, visa dar holofote a destinos que não conseguem projeção suficiente junto a seus públicos de interesse. Hoje disponível em português, inglês e espanhol, a ideia é oferecer o arquivo em 40 diferentes idiomas, no futuro.
Veja também as mais lidas do DT
O operador explica que secretarias estaduais e municipais nem sempre conseguem disponibilizar material promocional. “Com o wikitravel.ai, a inteligência oficial torna acessível e rápido o arquivo do turismo oficial, a partir de assinatura”, confirma Schultz. Ele complementa que as estruturas da gestão pública podem inserir e editar por conta própria dados e imagens em tempo real, responder a perguntas pré-formatadas e até administrar a audiência de suas páginas. Segundo lembra ele, a utilização dessa base virtual implica em aplicação de critérios éticos.
No exterior, boa receptividade
Pronta para disseminar a divulgação da novidade na convenção anual da Schultz, em março de 2024, no Vila Galé Resort de Alagoas, quando ocorrerá o lançamento oficial do wikitravel.ai, o operador mostra otimismo com a aceitação do produto na Europa. Há duas semanas, na cidade portuguesa de Évora, aconteceu a apresentação a representantes de 53 países. “Foi muito importante a receptividade do mercado europeu ao consolidado de informações proposto pela plataforma”, frisa Schultz.
“Foi muito importante a receptividade do mercado europeu com a consolidação de informações proposto pela plataforma”, Aroldo Schultz, presidente da Schultz.
Na proposta original, a startup apresenta o plano comercial de mil dólares anuais, com os 6 meses iniciais de utilização gratuita da matriz de informações para projetar os destinos. Um dos formatos indicados é a contratação em bloco por uma secretaria de turismo estadual, extensiva ao conjunto de cidades daquela unidade federativa.
Em dia com a demanda do mercado turístico, os destinos também poderão mostrar seu diferencial no campo da sustentabilidade.
Novidades na prateleira de oferta da Schultz
Para o público do 35º. Festuris, a operadora apresenta novidades como os cruzeiros fluviais na Europa, pelos rios, Reno, Danúbio e Douro e marítimos na Croácia. Nos roteiros da Europa Mundo, são 40 novas opções pela Itália, que já figuram no site da operadora, com saídas até abril de 2025. E para se inserir na promoção Black Friday, em parceira com players do Nordeste brasileiro, pacotes em até 12 vezes, sem juros. E também viagens de curta duração em Portugal constam do cardápio de viagens na campanha promocional da Schultz.