Existem segredos para esses números positivos e eles foram sugeridos durante o encontro com a imprensa nesta quinta-feira (18), em São Paulo
REDAÇÃO DO DIÁRIO
O sucesso da Global Travel Assistance – GTA se deve – e muito – ao aumento da demanda do mercado interno e isso não é novidade alguma. A empresa especializada em seguro viagem registrou alta de 15,18% no faturamento total em 2017 em relação ao ano anterior. E fechou também o ano de 2017 com 5.587 agências compradoras, meio milhar a mais que 2016.
No entanto, existem segredos para esses números positivos e eles foram sugeridos durante o encontro com a imprensa nesta quinta-feira (18), em São Paulo.
Veja também as mais lidas do DT
“As vendas do nosso seguro doméstico chegou a 37,48% , um percentual 15% superior ao de cinco anos atrás”, disse Celso Guelfi, presidente da GTA. “Europa e Estados Unidos respondem por 21,61% e 20,34% respectivamente no aumento do número de emissões”, completa.
Segredos
As empresas quando se encastelam, tornam-se multinacionais, crescem vertiginosamente e podem ganhar em escala, bater metas estratosféricas, mas deixam de beber em sua fonte original. No caso de assistência em viagem o caso é similar. Nos últimos anos empresas têm se destacado no segmento, no entanto, focam apenas nos resultados. A GTA, no entanto, tem como slogan “Nosso negócio é cuidar de pessoas”. E esse mantra tem norteado a empresa que não quer só vender seguro-assistência no Brasil, mas capacitar profissionais para o fazê-lo. “A gente não quer só vender seguro-viagem mas criar a percepção da importância do produto”, afirmou Gelson Popazoglo, diretor de vendas da empresa. “No Brasil apenas 35% dos passageiros viajam com seguro-assistência e isso porque não existe ainda a cultura de vender o seguro no ato da compra do pacote. Estamos mudando isso”, disse Guelfi. Esses percentuais são baseados em instituições sérias como a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR) e Associação Brasileira de Resorts (ABR). “O viajante vai para o Japão e gasta um total de US$ 10 mil, mas não compra o seguro-viagem”, lembra Guelfi. “Para isto estamos fazendo um grande programa de capacitação para incentivar o agente de viagem a vender o serviço”, completa.
Emissões por Destino em 2017
Importância das pessoas
O ano de 2017 para a GTA não foi um ano difícil, foi intenso, disse Guelfi na coletiva. “Investimos em pessoas, fizemos boas contratações e planejamos muito bem onde investiríamos”, ensinou o presidente. “No ano passado capacitamos 9.073 agentes de viagem, fizemos treinamento em hotéis, em resorts, na nossa empresa e nas empresas visitadas. Nossa meta é capacitar 9.500 agentes de viagem em 2018”, afirmou Celso.
Principais requisitos
Questionado pelo DT quais os principais serviços buscados pelo viajante, Celso enumero-os na seguinte ordem: “primeiro é a assistência médica, segundo são problemas com bagagem, seguidos de perda de documentos e reembolso por atraso ou cancelamento de voos e também despesas odontológicas no exterior”. Veja gráfico abaixo:
2018
Para 2018 a empresa dará andamento às campanhas de parceria com grandes empreendimentos. No segundo semestre fará o lançamento do Seguro Premiado, programa de incentivo que transformará vendas em pontos. “O objetivo é premiar 15 mil profissionais que mais emitirem seguro assistência pela GTA”, lembra Gelson.
“Daremos continuidade ao programa de capacitação, estimamos crescer 15% em faturamento, 18% em número de passageiros (cerca de 70 mil passageiros embarcados)”, afirmou Guelfi sem precisar revelar em palavras o segredo de seu sucesso, que é o relacionamento.