O Guia Turismo Acessível, ferramenta que permite ao turista, com deficiência ou não, avaliar restaurantes, estabelecimentos e atrações turísticas de acordo com o nível de acessibilidade, está entre os dois finalistas do 3º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@Web, na categoria melhor site governamental. O prêmio é da W3C Escritório Brasil e do Comitê Gestor da Internet no Brasil. O resultado final será anunciado no dia 4 de dezembro, em São Paulo.
Lançado há cinco meses no Congresso Nacional, o Guia Turismo Acessível tem, até o momento, tem 530 mil estabelecimentos cadastrados, mais de mil usuários cadastrados e 385 mil acessos. Na página, é possível ter acesso a informações como a existência de rampas em meios de hospedagem, cardápios em braile, banheiros adaptados, e ainda, serviços de lazer que permitam o acesso ao turista com deficiência.
De acordo com o ministro do Turismo, Vinicius Lages, o guia é uma vitrine para hotéis, restaurantes e demais prestadores de serviços turísticos que investem em ações inclusivas. “A ideia é construirmos, junto com os internautas, um guia de referência para o turista com deficiência, mapeando os principais estabelecimentos de acordo com o nível de acessibilidade”, disse o ministro.
Veja também as mais lidas do DT
Serviço:
Guia Turismo Acessível (www.turismoacessivel.gov.br)
AV