Guia de Turismo transforma trabalho em sua festa de aniversário

Continua depois da publicidade

O dia 31 de outubro ficou marcado na história de 40 – quase 50 pessoas – que moram em Natal/RN. Elas puderam descobrir como ainda tem gente que junta trabalho e lazer e ama sua profissão de tal forma que são confundidas com ela.

por Paulo Atzingen*


Era um domingo ensolarado como a maioria dos 50 domingos que 2021 oferecerá a capital potiguar até o fim do ano, e o guia de turismo Caius Marcellus – como num passe de mágica (leia-se relacionamento, amizades e carisma) – conseguiu juntar amigos, parentes, familiares e até desconhecidos (como eu) para oferecer o seu melhor: apresentar a capital do Rio Grande do Norte em um city tour.

Amigos da faculdade, chegados do bairro, família e amigos distantes bancaram a ideia, aceitaram o convite e montaram naquele ônibus sem janelas (mas carregado de afeto, simpatia e verdade), decorado de balões coloridos e – de uma tacada só –  aprenderem sobre sua própria cidade, matarem a saudade depois de tanto tempo confinados pela pandemia e comemoraram o aniversário de Caius.

A festa ambulante saiu do bairro do aniversariante, o Neópolis, seguiu pela avenida Roberto Freire, chegou à Ponta Negra e seguiu a via costeira até o centro antigo. Ali, desembarcados, Caius detalhou fatos e marcos e datas da história potiguar: a Catedral de Natal – Nossa Senhora da Apresentação, o Marco Zero da cidade, o pelourinho e o Instituto que guarda a memória de um dos maiores historiadores do Brasil: Câmara Cascudo.

Veja também as mais lidas do DT

Entramos na igreja Igreja de Santo Antônio, também chamada igreja do galo,  e lá dentro Caius explicou que se tratava da terceira mais antiga de Natal/RN, construída em estilo barroco, no século XVIII, com o altar-mor, todo entalhado em madeira.

Todos a bordo, seguimos à praia do Cotovelo   – uma das pérolas salgadas da capital do RN. Lá experimentamos o doce, leve e agradável clima marítimo banhado pela excelência do atendimento de um dos restaurantes – escolhido a dedo por Marcellus: o Barramares.

Com descrições precisas sobre a história, economia, geografia, vida social e personagens do Rio Grande do Norte, atravessamos o Rio Potengi e Caius aponta para o Forte dos Reis Magos símbolo-guardião de uma terra, com seus canhões agora silenciosos.

Quisera Deus todos os aniversários pudessem ser comemorados assim, como o de Caius Marcellus. Como um guardião da amizade e dos laços familiares, Caius transformou seu trabalho em uma atividade preciosa e prazerosa e nosso domingo mais do que especial. Com sua artilharia de palavras e conhecimento sobre a terra em que nasceu e vive, doou aos embarcados naquele ônibus, toda sua força e grandeza, elementos inerentes aos verdadeiros guias de turismo.

* o jornalista viajou a Natal com seguro GTA.


CAIUS MARCELLUS

 

Nasceu na cidade de Macau/ RN, no dia 31 de outubro de 1968. É turismólogo, formado pela UNP (universidade potiguar), pós-graduado em Educação e Sustentabilidade Ambiental pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Especialista em turismo pedagógico; atua em instituições de ensino com atividade de Guiamento didático pedagógico em Geoturismo. Explora atividades Históricas, Culturais e Ambientais. Poeta e defensor das Artes, atuou como professor no SENAC/RN nas áreas humanas voltadas ao Turismo. Atualmente desenvolve roteiros pedagógicos educativos e sociais para agencias de viagens locais, nacionais e internacionais.

 

Email: romanuscm@hotmail.com

Instagram: Caius Marcellus1

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade