No mês da Mulher, Jurema Monteiro ressalta importância da diversidade no setor aéreo
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro, participou nesta quarta-feira (6) do painel “Mulheres na liderança: Compartilhando Experiências e Carreiras” na Conferência Nacional de Logística, parte integrante do Intermodal South America, principal evento do setor de logística da América Latina. A executiva destacou a importância da diversidade no mercado aéreo brasileiro e seu atual cenário.
Veja também as mais lidas do DT
“Há um esforço do setor aéreo em adotar políticas de inclusão e igualdade de gênero. As empresas identificaram que processos seletivos focados em diversidade colaboram para a busca de melhores soluções, com bom desempenho e eficiência”, disse Jurema durante a palestra.
Jurema destacou também uma recente pesquisa da consultoria Korn Ferry, que indica que apenas 6% das empresas aéreas têm uma mulher CEO, enquanto 5,1% dos pilotos são mulheres. Além disso, elas representam cerca de 26% dos controladores de tráfego aéreo, 18% dos despachantes de voo e menos de 9% dos engenheiros aeroespaciais. “São números que merecem nossa atenção, para que possamos ao longo dos anos aumentar esses índices, tornando esses ambientes cada vez mais diversos”, concluiu.
O painel contou também com a presença da diretora executiva do Instituto de Transporte e Logística (ITL), Eliana Costa; da diretora de Gente, Gestão e Tecnologia da Informação da Log-In, Andrea Simões; da presidente executiva do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), Ana Carolina Jarrouge; e da gerente jurídica da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô SP), Janaina Schoenmaker.