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Heathrow retoma operações após incêndio, mas passageiros ainda enfrentam atrasos

Após um incêndio em uma subestação elétrica em Hayes, no oeste de Londres, que causou um apagão e o fechamento temporário do Aeroporto de Heathrow, as operações de pousos e decolagens foram retomadas. O incidente, levou ao cancelamento de mais de 1.300 voos, afetando cerca de 290 mil passageiros.

O incêndio, iniciado às 23h23 de sexta-feirra (21), mobilizou 70 bombeiros e resultou na evacuação de aproximadamente 150 pessoas das áreas próximas por segurança. Além do aeroporto, cerca de 16.300 residências e comércios na região também ficaram sem energia.

Embora o aeroporto esteja funcionando, as companhias aéreas alertam que a normalização completa das operações pode levar alguns dias devido aos desafios logísticos. A British Airways, por exemplo, operou 90% de seus voos no sábado e espera uma programação quase completa no domingo. Passageiros são aconselhados a verificar o status de seus voos diretamente com as companhias aéreas antes de se dirigirem ao aeroporto.

O governo britânico anunciou uma investigação independente sobre o incidente para evitar futuras interrupções. O secretário de Energia, Ed Miliband, encomendou uma investigação urgente pelo Operador Nacional do Sistema de Energia (NESO), com apoio da Ofgem. A unidade antiterrorista da polícia londrina está conduzindo a investigação do incêndio, embora não haja suspeitas de ato criminoso.

Brasileiros sem suporte

Com voo para Londres canceladp, um grupo de 31 brasileiros denuncia que está há mais de dez horas sem suporte da companhia aérea no aeroporto de Zurique, na Suíça. As informações são do portal UOL.

Grupo chegou ao local às 6h50 de sábado (02h50 no horário de Brasília). O voo estava marcado para 10h10, mas foi cancelado. Por volta das 17h, eles apenas haviam recebido da companhia aérea um voucher no valor de 30 francos suíços (R$ 194,53). “Não ofereceram nada além do voucher, nem hospedagem”, contou a empresária Thaís Araújo Costa. 31.

Viagem a turismo. Os brasileiros estudam inglês juntos e decidiram fazer uma viagem pela Europa. Londres era o segundo destino.
“Fizemos um roteiro da viagem e iniciamos em Zurique. Chegou o momento de irmos para Londres, nosso voo estava agendado para 10h10, chegamos às 6h50, já estávamos aqui quando recebemos uma mensagem da British Airways, dizendo para não vir até o aeroporto que receberíamos mais informações, porém todos sabem que voos internacionais deve-se chegar com três horas de antecedência”, diz Thaís.

Sem suporte. Segundo o grupo, os funcionários da companhia aérea saíram do balcão de informações. “Colocaram pessoas que trabalham no aeroporto que não podiam nos dar informações de como proceder”, lamenta a brasileira. Ela conta ainda que o e-mail de cancelamento chegou somente às 9h44, três horas depois de chegarem ao aeroporto.

“Deram uma outra opção de voo que quando clicamos não conseguimos confirmar, o sistema ficou instável, ninguém quis passar informações. Aí nos chamaram e nos deram um voucher de 30 francos suíços, não nos falaram como proceder e não tem ninguém aqui no aeroporto para dar suporte”, critica a empresária.

Parte do grupo deixou o aeroporto. Outros decidiram aguardar. Thaís e mais dez pessoas seguem no aeroporto de Zurique e tentam embarcar para Londres de ônibus. “Estamos aguardando o ônibus para ir para Londres, conseguimos um ônibus de 24 horas, estamos tentando diminuir o impacto dos custos que tivemos da viagem”, afirma. (Com informações do UOL)

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