Heber Garrido irá comandar o marketing de destinos, a construção de alianças relevantes e a promoção de experiências turísticas nos parques naturais concessionados pela Parquetur
Edição do DIÁRIO com agências
Heber Garrido é nome conhecido no mercado do turismo, das viagens e da hotelaria. Por quase três décadas ele se dedicou a cargos de responsabilidade em grandes redes hoteleiras conhecidas Brasil afora e sua trajetória profissional inclui corporações como Praia do Forte, Blue Tree Hotels, Transamérica Hospitality Group e Aviva.
Veja também as mais lidas do DT
Nesta terça-feira (30), foi anunciado seu novo desafio: Chief Marketing Officer (CMO) e Chief Experience Officer (CXO) na Parquetur. A Parquetur é administradora do uso público de parques naturais estaduais e federais, com foco na conservação e proteção da natureza e grande atuação na educação ambiental. “Depois de ganhar a concessão dos parques e colocar a operação de pé, operações desafiadoras pela dimensão e pela importância, a Parquetur assume agora a uma fase de investimento em marketing, o que resultou na minha chegada”, explica, acrescentando que ela já vem alavancando parcerias, criando conexões e propondo participações no junto ao trade, com uma visão de promoção de destino totalmente nova.
“A gente vai fazer ativação de marcas com programação de eventos, naming-rights e patrocínios para dar mais visibilidade para os destinos através de parcerias com grandes marcas. Também estamos investindo em ações de educação ambiental e cultural com subsídio de projetos incentivados para levar isso ao mercado com uma escala maior e na busca de sinergias em ESG para o mercado corporativo”, detalha.
O executivo ressalta que integrar os princípios ESG aos modelos de negócios não é apenas uma escolha ética. “É uma necessidade e grande oportunidade de criação de valor sustentável para empresas com visão de um mundo melhor para todos”, defende.
Estreia oficial
Ele conta que a Parquetur estreou em eventos do trade com participação cooperada no estande de Goiás, durante a última edição da WTM Latin America. “Fizemos uma série de promoções e acordos com empresas como BeFly, Movida e outros players importantes, estamos programando viagens de profissionais do trade e vamos promover ainda mais os parques naturais como destinos de viagens no Brasil, como acontece lá fora”, defende.
Heber também ressalta os dois projetos incentivados que já são realidade na Parquetur – um com foco em educação ambiental infantil, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) e o outro é voltado à valorização cultural por conta do recente restauro de patrimônios históricos da época do Brasil Império no Parque Caminhos do Mar (SP) – e destaca o aumento de quase 20% na visitação de parques naturais brasileiros em 2023.
“Estou totalmente alinhado com o que eu estava buscando e tenho novos desafios em um momento no qual as operações voltadas à natureza ganham mais força entre os turistas e o ESG é essencial. Tudo me levou para estar aqui e agora”, finaliza Heber.