Daniel Garcia, gerente sênior comercial da Atlas Renewable Energy, explica os benefícios desse combustível e como ele pode fazer parte da matriz energética à medida que o mundo olha para um futuro mais limpo e sustentável.
Pela primeira vez na história, a chama olímpica que queimou no Caldeirão Olímpico do Estádio Nacional de Tóquio nas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos no ano passado, foi sustentada por hidrogênio.
O gás foi criado através da eletrólise da água usando energia solar, criando um combustível verdadeiramente verde que não cria emissões – ao contrário do propano e butano que são tradicionalmente usados nas Olimpíadas.
À medida que a conscientização cresce em torno do uso do chamado hidrogênio verde, Daniel Garcia, gerente sênior comercial da Atlas Renewable Energy, explica os benefícios desse combustível e como ele pode fazer parte da matriz energética à medida que o mundo olha para um futuro mais limpo e sustentável.
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O que faz o hidrogênio verde?
O combustível de hidrogênio é feito separando o gás dos combustíveis fósseis, ou dividindo-o da água. Embora hoje, o hidrogênio já esteja sendo usado em escala industrial, a eletricidade usada para produzi-lo é quase inteiramente fornecida a partir de gás natural e carvão. Como resultado, hoje, a produção de combustível de hidrogênio é atualmente responsável por 830 milhões de toneladas de emissões de CO2 por ano – o mesmo que as emissões de CO2 do Reino Unido e da Indonésia juntas.
Isso claramente não é sustentável, e é por isso que precisamos de hidrogênio verde. Produzido através de energia renovável, o hidrogênio verde é extraído da água através da eletrólise, tornando-o um combustível de carbono zero. Como a Agência Internacional de Energia afirmou,graças à diminuição dos custos de eletricidade renovável, em particular da energia solar e eólica, há agora um crescente interesse pelo hidrogênio verde e, como resultado, acreditamos que o hidrogênio verde pode fazer uma contribuição significativa para a transição energética limpa.
Em que indústrias e aplicações o hidrogênio verde pode ser usado?
Uma das aplicações mais adequadas do hidrogênio verde é para processos onde o hidrogênio já é necessário. Um exemplo disso é nas refinarias de petróleo, onde o hidrogênio é usado no processamento da maioria dos produtos refinados – é normalmente obtido a partir do gás natural que já é extraído dos poços. Cada tonelada de H2 produzida com gás natural produz 9,3 toneladas de CO2, então substituí-lo pela produção de hidrogênio verde no local pode ter um impacto dramático nas emissões.
A produção de fertilizantes é outra área fundamental para a aplicação do hidrogênio verde. Atualmente, as instalações de produção de fertilizantes separam o hidrogênio do gás natural e o combinam com nitrogênio para fazer amônia, mas estamos começando a ver a indústria de fertilizantes começar a usar eletricidade de plantas fotovoltaicas para dividir água em oxigênio e hidrogênio, o que é um sinal encorajador.
Uma das possibilidades mais interessantes está no transporte de longo curso. Embora a tendência seja para a eletrificação do transporte,a tecnologia disponível atualmente abrange viagens de curto a médio alcance de até cerca de 500km. Células de combustível de hidrogênio têm sido usadas para enviar foguetes para o espaço desde a década de 1950, e na indústria de transporte pesado, o hidrogênio provavelmente será a solução para a mobilidade de longo alcance, particularmente em setores como a mineração.
O hidrogênio verde é competitivo com combustíveis fósseis?
Quando pensamos na vantagem competitiva do hidrogênio verde em relação aos combustíveis fósseis, temos que levar em consideração dois fatores principais: o preço do combustível e o benefício climático.
Regiões com altos custos de combustíveis fósseis e abundantes recursos renováveis são as mais adequadas para o hidrogênio verde para substituir combustíveis fósseis no início. Por exemplo, nos EUA, existem inúmeras regiões com recursos muito bons de energia eólica e solar, no entanto, devido aos baixos preços do gás de xisto é difícil para o hidrogênio verde competir contra combustíveis fósseis apenas no preço. Na Europa, entretanto, não só há energia eólica abundante, mas os preços do gás natural também são muito mais altos, o que significa que o hidrogênio verde é uma opção mais competitiva.
O benefício climático é muito mais fácil de vender. O hidrogênio verde não gera emissões, e à medida que os governos de todo o mundo estabelecem metas líquidas zero para as indústrias, e em meio à tendência crescente para a implementação de impostos sobreo carbono, acreditamos que o hidrogênio verde, ao lado de outras fontes de energia renováveis, se tornará uma escolha óbvia.
O que significa o crescimento do hidrogênio verde para o setor de energia renovável?
De acordo com uma pesquisa do Goldman Sachs,o hidrogênio verde poderia suprir até 25% das necessidades energéticas do mundo até 2050. Já vimos vários países, da Austrália ao Chile, Alemanha, UE, Japão, Nova Zelândia, Portugal, Espanha e Coreia do Sul, publicarem estratégias nacionais de hidrogênio, e o combustível tem um futuro promissor na redução das emissões das indústrias mais intensivas em carbono do mundo.
No ano passado, as Nações Unidas lançaram a Iniciativa Catapulta de Hidrogênio Verde em uma tentativa de aumentar a produção de hidrogênio verde 50 vezes nos próximos seis anos. Substituir todo o hidrogênio não verde do mundo por hidrogênio verde exigiria 3.000 TWh por ano de novas renováveis, aumentando a demanda por projetos solares e eólicos em todo o mundo.
Qual é a perspectiva futura para o mercado de hidrogênio verde?
O hidrogênio verde está longe de ser uma solução de nicho. Acreditamos que vale a pena prestar atenção, porque resolve importantes emissões de CO2 de forma adequada e eficaz. Sua curva de crescimento apenas começou: grande parte do que torna o hidrogênio verde competitivo é o custo das renováveis e sua eficiência, e como ainda não alcançamos todo o potencial nesses aspectos, acreditamos que o hidrogênio verde se tornará cada vez mais competitivo a cada ano.
No curto prazo, esperamos ver uma proliferação de soluções de hidrogênio verde no local, em áreas como recursos naturais e petroquímicos. Algumas outras soluções onde pode ser misturada com outros combustíveis, como o gás natural, também surgirão a médio prazo. O maior desafio para o hidrogênio verde é alcançar custos competitivos de transporte, e então é quando atingirá seu potencial máximo em termos de redução das emissões de efeito estufa.