RETRÔ 2018 – Publicado dia 3 de outubro
No dia 3 de outubro alguns veículos do turismo brasileiro foram recebidos no Hilton São Paulo Morumbi em um café-da-manhã e dois assuntos se sobressaíram: a mudança do conceito da gastronomia do hotel e o interesse da marca em aumentar sua presença na América Latina com novas unidades.
por Paulo Atzingen
David Ecija (gerente geral), Suzana Cardozo (gerente sênior de comunicação) e Fernanda Lemos (diretora de novos negócios), anfitriões, falaram aos jornalistas em uma conversa informal.
De acordo com David, a ideia era mudar o conceito do restaurante de forma harmoniosa, paulatina, e isso parece que ele conseguiu: “São Paulo sempre teve uma tradição italiana muito forte. Aos poucos incluímos em nossa cozinha ingredientes genuinamente brasileiros. Hoje posso dizer que na cozinha do Hilton Morumbi conseguimos fundir as tradições italianas com a variedade de temperos e pratos brasileiros”, afirmou.
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Fernanda Lemos lembrou que o restaurante do hotel, o Canvas Bar & Restaurante trabalha com produtos orgânicos locais e está entre os primeiros na lista do Trip Advisor. “De 37 mil restaurantes da cidade de São Paulo estamos no topo”, comemorou.
Um outro fato, se não o mais essencial, é o chef brasileiro Rodrigo Mezadri. “O hotel é onde o hóspede absorve muito da cultura de uma cidade e um país. Precisamos, portanto, oferecer o que temos de melhor, a nossa identidade”, afirmou Suzana Cardozo. “Ter um chef com a carreira sólida de Rodrigo Mezadri, com experiências internacionais, e brasileiro acima de tudo, resulta em oferecer ao hóspede o melhor de nossa cozinha”, completou Suzana.
Conceitos de vanguarda
Uma hotelaria não apenas com conceitos de vanguarda mas com práticas diárias de lifetstyle, valorização do menor aprendiz, incentivo à carreiras e um arsenal de mimos aos hóspedes. “O hotel é um lugar para encontros e que esses encontros sejam com propósitos (meetings with purpose)”, resumiu o madrileno David, há 18 anos no Brasil e três à frente do Hilton São Paulo Morumbi. E também elogiou sua equipe: “Nunca tive uma equipe tão forte para trabalhar”, disse o gerente geral se referindo a boa parte de seus 300 colaboradores.
Menos canudos, menos água
“Falamos muito em reciclar, mas não em reduzir”, com essa frase sintética, David resumiu um comportamento muito comum na cultura brasileira quando o assunto é sustentabilidade e consumo. “Nosso plano é reduzir o consumo de água em 50%, além do fim da utilização de canudos plásticos em todos os 650 hotéis ao redor do mundo. Já começamos a fazer nossa parte”, afirmou.
A rede se comprometeu a diminuir os impactos ambientais pela metade enquanto dobra os investimentos em impactos sociais até 2030, parte da estratégia de responsabilidade corporativa Travel with Purpose em prol da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Portfólio
David aproveitou o café para falar sobre o portfólio do grupo Hilton e sua força no mundo. Atualmente no Caribe e na América Latina a rede Hilton possui um portfólio de 140 hotéis e 26.700 quartos “
“Nosso pipeline conta com quase 90 propriedades em fase de assinatura de contrato. No último ano o grupo assinou mais de 40 aprovações de acordos em vários países da América Latina, como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México.
Até o final de 2018, a Hilton espera abrir aproximadamente 10 hotéis adicionais na Argentina, Brasil, República Dominicana, Guatemala e México.