O Hotel das Cataratas, do grupo Belmond, recebeu na última quarta-feira (3), o artista carioca Igor Izy para uma ação especial. No jardim do hotel, o grafiteiro dedicou a tarde para pintura de tela exclusiva com o tema “onça pintada”. A obra será doada ao projeto Onças do Iguaçu para arrecadação de fundos.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
“Um projeto de conservação é feito com a ajuda de diversos parceiros, por isso, quanto mais aliados tivermos, maiores as chances de sucesso. Sem dúvidas, ações como essa ajudam a agregar recursos, atrair parceiros e despertar o interesse e engajamento do público”, afirma Yara Barros, coordenadora do projeto Onças do Iguaçu.
Veja também as mais lidas do DT
Fruto de uma parceria inédita entre o Parque Nacional do Iguaçu, o Centro Nacional de Pesquisas para Conservação dos Predadores Naturais (CENAP/ICMBio) e o Hotel das Cataratas, o projeto Onças do Iguaçu tem como objetivo avaliar a situação da população de onças pintadas e pumas na região do parque e identificar as principais ameaças.
Onça Pintada – informações do Projeto Onças do Iguaçu
Nome científico: Panthera onca
Peso: 36 – 158 kg
Características: É o maior felino do continente americano, e um animal de corpo robusto, dotado de grande força muscular, sendo a potência de sua mordida considerada a maior dentre os felinos de todo o mundo. Outra característica marcante dessa espécie é que ela não mia como a maioria dos felinos. Assim como o Leão, o Tigre e o Leopardo, ela emite uma série de roncos muito fortes que são chamados de esturro, que podem ser ouvidos por quilômetros. Possui pelagem amarelo-dourado com pintas pretas na cabeça, pescoço e patas. Nos ombros, costas e flancos tem pintas formando rosetas que têm, no seu interior, um ou mais pontos. Podem ocorrer indivíduos inteiramente negros, sendo esta apenas uma característica melânica da mesma espécie. Mesmo nesses indivíduos, as pintas podem ser visualizadas na luz oblíqua.