Um novo hotel no sul do Japão vai abrir para o público nesta sexta-feira (17) com uma equipe diferente – alguns funcionários, como quem atende os hóspedes no balcão de check-in e os carregadores de malas, são robôs.
Em uma apresentação nesta semana no Henn-na Hotel (cuja tradução seria algo como ‘hotel estranho’), um robô em formato de dinossauro recebia e cumprimentava as pessoas que se aproximavam da recepção.
O criador da ideia é Hideo Sawada, CEO da companhia de turismo de baixo custo H.I.S.. “Claro que os robôs não podem substituir o trabalho humano, mas em termos de serem amigáveis e educados, eles são imbatíveis. Por isso que pedi para os desenvolvedores fazerem robôs para este hotel”, disse em uma entrevista à TV Tokyo.
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Também há outras inovações no hotel – reconhecimento facial permitirá que os hóspedes entrem nos quartos sem precisar se preocupar em carregar a chave.
Dentro dos quartos, um robô interativo responderá aos comandos dos hóspedes para ajustar alarmes e a luz. Painéis instalados em cada quarto vão aumentar ou diminuir automaticamente a temperatura para um nível confortável, o que deve reduzir custos.
Sawada disse que o conceito foi desenvolvido para clientes com baixo orçamento. “Eu acho que hotéis de baixo custo vão se tornar uma tendência, assim como as companhias aéreas do tipo. Essa é a primeira tentativa”.
Os preços das diárias começam em US$ 56 por dia. (Reuters)