Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (Abih-BA) afirma que o resultado positivo é um reflexo do avanço da vacinação e da retomada gradual dos voos
POR ZAQUEU RODRIGUES
A hotelaria de Salvador (BA) registrou crescimento seguido nos últimos cinco meses de 2021. Em setembro, o setor hoteleiro atingiu uma média de ocupação de 60,05%. É o que revela a Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), divulgada agora pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (Abih-BA).
De acordo com a entidade, os números positivos são fundamentados pelo avanço da vacinação no país, pela retomada gradual dos voos domésticos e pela as campanhas promocionais do destino. A ocupação de setembro deste ano (60,05%) aproxima-se da registrada em 2019 (60,15%). Em agosto de 2021, a ocupação ficou em 45,68%.
Veja também as mais lidas do DT
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (Abih-BA), Luciano Lopes, ressalta que a ocupação melhorou expressivamente em todos os hotéis voltados ao público de lazer. Os hotéis corporativos registraram melhoras, só que ainda tímidas.
“Refletindo essa expansão da demanda do público de lazer, verifica-se que as taxas de ocupação dos finais de semana (63,68%) têm ficado muito acima em relação aos dias de semana (58,73%), apontando a necessidade da retomada do turismo de negócios para que haja um equilíbrio no desempenho da hotelaria de forma geral em todos os dias da semana”, analisa Luciano Lopes.
O levantamento mostrou que, em setembro de 2021, os hotéis da capital baiana também viram suas diárias médias aumentarem em comparação com o mês anterior. Os dados apontam que houve um crescimento de 2,4%, ficando em R$ 360,97 ou, se desconsiderados os hotéis de luxo, R$ 269,28. O Revpar de setembro atingiu R$ 216,75, enquanto que, em agosto, ele ficou em R$160,95 e, em setembro de 2020, R$ 49,03.
O cenário pinta um horizonte positivo, projeta o presidente da Abih-BA. “As expectativas para os próximos meses são as melhores, principalmente com a chegada do verão”. Luciano destaca a necessidade de seguir todos os protocolos de biossegurança. “É importante reforçar que a pandemia ainda não acabou e é essencial que todos mantenham os cuidados para evitar nova reversão do quadro que se mostra muito positivo”.
Os Roadshows exercem um papel importante na promoção dos atrativos junto. Em parceria com a secretaria de Turismo da prefeitura de Salvador (Secult), a Abih-BA tem priorizado a divulgação do destino nos principais mercados emissores do país. A próxima etapa do roadshow visitará mais de 10 cidades. Entre outras que já receberam a ação estão Porto Alegre, Aracaju, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Campinas e Goiânia.
A Abih-BA explica que o mapeamento digital sobre o desempenho hoteleiro de Salvador nos últimos meses, nomeado Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), foi realizado pela Abih-Nacional e pela Abih-BA. Os dados usados na pesquisa são fornecidos diariamente pelos hotéis ao Portal Cesta Competitiva. A média resultante foi utilizada como indicador para dimensionar a evolução da atividade de hospedagem na capital baiana.