Evento que vai até o dia 3 de junho reúne jornalistas, trade e autoridades públicas
Por Paulo Atzingen (De Salvador)*
Gorgônio Loureiro, presidente da Febtur, associação criada em 2021 para reunir jornalistas e comunicadores especializados em turismo, conversou com o Diário do Turismo durante o I Congresso FEBTUR de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, realizado até 3 de junho na cidade de Salvador. O evento reúne jornalistas, autoridades e apoiadores.
Veja também as mais lidas do DT
O presidente da associação diz que o encontro coroa o trabalho realizado pela associação. “É uma alegria muito grande ver essa retribuição, que é resultado de um trabalho de um ano e meio. Estamos trabalhando na reconstrução dessa entidade, que hoje culmina nesse magnífico encontro de jornalistas, associados, autoridades e apoiadores. Isso nos traz uma credibilidade muito grande em função do trabalho que fizemos juntos. Ninguém faz nada sozinho”.
Loureiro também agradeceu o apoio recebido pela Febtur. “O fato de termos sido abraçados desde o início facilitou o nosso trabalho. Somos muito gratos. Sem esse apoio, seria muito difícil fazer um evento dessa magnitude. Quando trouxemos a ideia de fazer esse evento aqui em Salvador, fomos realmente abraçados pelas autoridades municipal, estadual e todo o trade turístico”.
No primeiro dia de evento, além da abertura oficial com autoridades e representantes de todas as entidades do trade baiano, o dia foi dedicado a palestras e debates sobre temas que dizem respeito à pauta do dia a dia do jornalista e comunicador de turismo. Pautas como Economia Criativa e o Turismo, Turismo Étnico, Inteligência Artificial, Turismo e Gastronomia, além da formação e criação de uma rede de comunicação de turismo entre os associados da Febtur, são destaque.
Autoridades ressaltam importância do encontro
“Sem vocês, nosso trabalho não chegaria na ponta”, disse o vice-governador Geraldo Júnior, que afirmou ainda que o Congresso será uma “caixa de ressonância reveladora da Bahia e dos baianos.”
Maurício Bacelar, secretário de Turismo baiano, ressaltou a vocação natural da Bahia para o turismo, desenvolvendo mais de 50 segmentos, com forte papel na geração de emprego e renda.
Já o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, pontuou a importância do turismo e do papel dos comunicadores. “Vocês têm um papel muito importante ao contar nossas histórias; para além de patrimônio e belezas naturais, temos histórias de pessoas para contar”, pontuou.
Kelsor Fernandes, presidente da Fecomércio Bahia, parabenizou a coragem e determinação dos presidentes Gorgônio Loureiro e Heloísa Braga em organizar o evento. “Com muito orgulho recebemos o I Congresso Febtur neste edifício icônico de Salvador”, comentou.
Confira imagens:
*O jornalista viajou convidado pela Febtur com seguro GTA