IATA anuncia os vencedores dos Prêmios Diversidade & Inclusão

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) anunciou os vencedores da primeira edição dos prêmios Diversidade & Inclusão da IATA em três categorias:

  • Modelo de Inspiração: Christine Ourmières-Widener, CEO da Flybe
  • Prêmio High Flyer: Fadimatou Noutchemo Simo, fundadora e presidente da Young African Aviation Professional Association (YAAPA)
  • Equipe Diversidade & Inclusão: Air New Zealand

Os indicados aos prêmios foram avaliados por um painel composto por quatro avaliadores: Angela Gittens, diretora geral do Conselho Internacional de Aeroportos; Gloria Guevara, presidente e CEO do Conselho Mundial de Viagens e Turism (WTTC – World Travel and Tourism Council); Mark Pilling, vice-presidente de publicações e conferências da FlightGlobal; e Karen Walker, editora-chefe da Air Transport World.

Os prêmios Diversidade & Inclusão da IATA são patrocinados pela Qatar Airways. O vencedor de cada categoria recebe o prêmio de US$ 25 mil ou pode indicar uma instituição de caridade para o prêmio.

Os prêmios foram entregues no fim da Cúpula Mundial do Transporte Aéreo (WATS), realizada após a 75ª Assembleia Geral Anual da IATA em Seul, República da Coréia na última semana. A Assembleia e a Cúpula da IATA reuniram mais de 1.000 líderes do setor de transporte aéreo global.

Perfis dos vencedores:

Modelo de Inspiração: Christine Ourmières-Widener, CEO da Flybe

Christine Ourmières-Widener começou sua carreira na aviação como engenheira no departamento de manutenção. Depois, trabalhou em várias funções de alto nível em diferentes continentes até chegar ao cargo de CEO da Flybe. Um de seus principais objetivos é promover a aviação entre os jovens e inspirar as jovens mulheres a ingressarem no setor de aviação. Ela apresentou a bem-sucedida iniciativa FlyShe, desenvolvida para incetivar e criar oportunidades para as mulheres. O programa FlyShe recebeu cobertura no Reino Unido e em outros países, além de ser reconhecido como uma forma de solucionar a falta de qualificações futuras na aviação.

O mantra de Christine diz que “as jovens não podem ser o que elas não podem ver”; por isso, ela usa sua posição de CEO de uma companhia aérea para apoiar as mulheres na aviação em cada oportunidade, tornando-se um verdadeiro modelo para as jovens ambiciosas.

Prêmio High Flyer: Fadimatou Noutchemo Simo, fundadora e presidente da Young African Aviation Professional Association (YAAPA)

Fadimatou é uma mulher com a missão de aumentar a conscientização da aviação como uma carreira em potencial, principalmente nas comunidades que normalmente não estão em contato com a aviação. Em 2014, fundou a Young African Aviation Professional Association (YAAPA) para ajudar a tornar isso realidade. Como parte do programa da YAAPA, Fadimatou iniciou o Heleta Aviation Scholarship Program para incentivar crianças carentes de áreas rurais da África a pensar em seguir carreira na aviação. A YAAPA também participa ativamente da criação de um Centro Comunitário nos Camarões, que terá como objetivo introduzir o Youth Aviation Tech Program for Africa, que identificará jovens interessados e fornecerá a eles suporte de profissionais da aviação.

Equipe Diversidade & Inclusão: Air New Zealand

A Air New Zealand começou a sua jornada de Diversidade e Inclusão em 2013. Graças ao comprometimento da diretoria e equipe executiva, além dos campeões em Diversidade e Inclusão em toda a empresa, a companhia aérea estabeleceu uma organização que representa a Aotearoa, um lugar para trabalhar onde todos os neozelandeses podem ser eles mesmos e atingir o sucesso.

O foco inicial do programa está na igualdade de gênero e no avanço das mulheres. O Women in Leadership Program ajudou a capacitar as mulheres para que aproveitassem seu potencial na Air New Zealand. A companhia aérea também criou várias redes: Women in Digital, Women in Engineering & Maintenance e WINGS (pilotos do sexo feminino). Além disso, o número de mulheres em cargos de alta administração aumentou de 16% em 2003 para 42% em 2019.

Os esforços da Air New Zealand foram amplamente reconhecidos com as certificações Gender Tick Accreditation, Rainbow Tick Accreditation e Accessibility Tick Accreditation. É importante ressaltar que 80% dos funcionários consideram a Air New Zealand aberta às diferenças, o que representa uma melhoria de 22% em relação a 2016.

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Bolsa qualificação beneficia turismo de Foz do Iguaçu e preserva 4,5 mil empregos

Foz do Iguaçu vem adotando diversas medidas para preservar empregos e amenizar o impacto social provocado pela pandemia no novo coronavírus (Covid-19). Uma delas...

Portugal recebe o Selo ‘Safe Travels’ do World Travel & Tourism Council

Este selo visa reconhecer destinos que cumprem protocolos de saúde e higiene alinhados com os Protocolos de Viagens Seguras emanados pelo WTTC, ajudando, sobretudo,...

Os  Embaixadores do Rio e a retomada do turismo fluminense

Bayard Do Coutto Boiteux*O Rio  de Janeiro com a pandemia causada pelo Covid-19 passa o pior momento de sua história turística nas últimas décadas....

Prefeito de São Sebastião oficializa Área de Proteção Ambiental Baleia Sahy

Nesta sexta-feira (5), o prefeito do município de São Sebastião, Felipe Augusto, assinou o decreto que regulamenta o Plano de Manejo da Área de...

União Europeia só abrirá totalmente as fronteiras internas no final de junho

A União Europeia só abrirá totalmente as fronteiras internas no final de junho e começará a suspender as restrições a viagens fora do bloco...

Accor amplia programa Plant for the Planet agora para a Colômbia

Para reforçar seu objetivo com a preservação ambiental e preocupação com os insumos que utiliza em seus hotéis, a Accor anuncia no Dia Internacional...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias