A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) tem grandes expectativas em relação aos resultados da 40ª Assembleia da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), que será realizada de 24 de setembro a 4 de outubro em Montreal.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências internacionais
O incentivo para que os estados-membros da OACI continuem se preocupando com o impacto das mudanças climáticas no setor é prioridade da agenda da assembleia.
A agenda do evento também inclui:
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• Integração segura de drones ao gerenciamento do espaço aéreo.
• Desenvolvimento de uma abordagem globalmente consistente para passageiros com deficiências.
• Implementação de uma estrutura legal internacional para gerenciar a questão de passageiros indisciplinados.
• Adoção de medidas modernas e convenientes para a identificação de passageiros.
• Redução da vulnerabilidade a interferências prejudiciais do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS).
Mudanças climáticas
“Há três anos, os estados-membros da OACI chegaram a um acordo histórico para a implementação de um Esquema de Redução e Compensação de Carbono para a Aviação Internacional (CORSIA). O setor de aviação recebeu de forma positiva esse compromisso importante como parte da abordagem geral para reduzir consideravelmente o impacto das mudanças climáticas no setor. Hoje, o CORSIA é realidade, com as companhias aéreas monitorando suas emissões. Infelizmente, existe um risco real de que o CORSIA seja prejudicado pelos governos que criam outros instrumentos de precificação de carbono. Eles têm “impostos verdes”, mas ainda precisamos ver os recursos alocados para a redução efetiva do carbono. O CORSIA foi definido como a única medida econômica global para alcançar o crescimento neutro em carbono, gerando US$ 40 bilhões em financiamento climático e compensando cerca de 2,5 bilhões de toneladas de CO2 entre 2021 e 2035. Os governos precisam se dedicar para tornar esse compromisso um sucesso”, disse Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA.