A International Air Transport Association (IATA) acaba de anunciar em seu boletim semanal (em inglês) que a recuperação na demanda de passageiros, que vinha diminuindo desde a temporada de viagens de verão no hemisfério norte, foi interrompida em novembro de 2020.
EDIÇÃO COM TRADUÇÃO DO DT com IATA
A demanda total (medida em receita por passageiro por quilômetro ou RPKs) caiu 70,3% em comparação com novembro de 2019, praticamente inalterada em relação à queda de 70,6% ano a ano registrada em outubro. A capacidade de novembro foi 58,6% abaixo dos níveis do ano anterior e a taxa de ocupação caiu 23,0 pontos percentuais para 58,0%, o que foi um recorde de baixa para o mês.
Veja também as mais lidas do DT
A demanda de passageiros internacionais em novembro foi 88,3% abaixo de novembro de 2019, um pouco pior do que a queda anual de 87,6% registrada em outubro. A capacidade caiu 77,4% abaixo dos níveis do ano anterior, e a taxa de ocupação caiu 38,7 pontos percentuais para 41,5%. A Europa foi o principal responsável pela fraqueza, já que novos bloqueios pesaram sobre a demanda por viagens.
A recuperação da demanda doméstica, que tinha sido o ponto positivo relativo, também estagnou, com o tráfego doméstico de novembro caindo 41,0% em comparação com o ano anterior (ficou 41,1% abaixo do nível do ano anterior em outubro). A capacidade caiu 27,1% em relação aos níveis de 2019 e a taxa de ocupação caiu 15,7 pontos percentuais para 66,6%.
“Quanto mais angústia as pessoas precisam enfrentar – perda de empregos, estresse mental – antes que os governos entendam isso? ” disse Alexandre de Juniac, diretor Geral e CEO da IATA.
“A já morna recuperação da demanda por viagens aéreas chegou a um ponto final em novembro. Isso porque os governos responderam a novos surtos com restrições de viagens ainda mais severas e medidas de quarentena. Isso é claramente ineficiente. Essas medidas aumentam as dificuldades para milhões. As vacinas oferecem a solução a longo prazo. Enquanto isso, os testes são a melhor maneira que vemos para impedir a propagação do vírus e iniciar a recuperação econômica. Quanto mais angústia as pessoas precisam enfrentar – perda de empregos, estresse mental – antes que os governos entendam isso? ” disse Alexandre de Juniac, diretor Geral e CEO da IATA.
Mercados internacionais de passageiros
O tráfego das companhias aéreas da Ásia-Pacífico em novembro caiu 95,0% em comparação com o período do ano anterior, que quase não mudou em relação à queda de 95,3% em outubro. A região continuou a sofrer as maiores quedas de tráfego pelo quinto mês consecutivo. A capacidade caiu 87,4% e a taxa de ocupação caiu 48,4 pontos percentuais para 31,6%, a menor entre as regiões.
As operadoras europeias viram um declínio de 87,0% no tráfego em novembro em relação ao ano anterior, piorado em relação ao declínio de 83% em outubro. A capacidade diminuiu 76,5% e a taxa de ocupação caiu 37,4 pontos percentuais para 46,6%.
A demanda das companhias aéreas do Oriente Médio despencou 86,0% em novembro de um ano para outro, o que melhorou em relação a uma queda de 86,9% na demanda em outubro. A capacidade caiu 71,0% e a taxa de ocupação diminuiu 37,9 pontos percentuais para 35,3%.
As operadoras norte-americanas tiveram uma queda de tráfego de 83,0% em novembro, contra uma queda de 87,8% em outubro. A capacidade caiu 66,1% e a taxa de ocupação caiu 40,5 pontos percentuais para 40,8%.
As companhias aéreas latino-americanas experimentaram uma queda de demanda de 78,6% em novembro, em comparação com o mesmo mês do ano passado, uma queda de 86,1% em outubro ano a ano. Esta foi a melhoria mais forte de qualquer região. As rotas de / para a América Central foram as mais resistentes à medida que os governos reduziram as restrições a viagens – especialmente os requisitos de quarentena. A capacidade de novembro caiu 72,0% e a taxa de ocupação caiu 19,5 pontos percentuais para 62,7%, a maior de longe entre as regiões, pelo segundo mês consecutivo.
O tráfego das companhias aéreas africanas despencou 76,7% em novembro, pouco mudou desde uma queda de 77,2% em outubro, mas o melhor desempenho entre as regiões. A capacidade diminuiu 63,7% e a taxa de ocupação caiu 25,2 pontos percentuais para 45,2%.