Japão comemora seu Ano Novo nesta sexta-feira (8)

Continua depois da publicidade

Na próxima sexta-feira (8) será celebrado o Ano Novo no Japão, segundo a tradição do pais do sol nascente. A data é uma das celebrações mais importantes do calendário e são cumpridos diversos rituais para trazer boa sorte, saúde e felicidade para o ano que começa.

REDAÇÃO DO DT com assessorias


Para comemorar a chegada do novo ano, as principais entidades da comunidade nipo-brasileira promovem uma live com atrações inéditas para mostrar para os brasileiros as tradições japonesas de Ano Novo. No Japão, a celebração é chamada Shinnenkai (em japonês, 新年会, acolhimento do ano novo.

Veja também as mais lidas do DT

Um evento on-line com várias entidades da comunidade nipo-brasileira em conjunto com o Consulado Geral do Japão em São Paulo será realizado para comemorar a data.

Com transmissão no dia 08 de janeiro, sexta-feira, a partir das 19h, pelo canal www.youtube.com/bunkyodigital. A live apresentará uma programação cultural inédita evidenciando as tradições japonesas com conteúdo sobre gastronomia, Ikebana, Cerimônia do Chá e danças. Além disso, o evento contará com um coral virtual formado por crianças de várias entidades do Brasil interpretando a tradicional canção “Shinnen no Utá”.

Entidades participantes:

As entidades que promovem o evento são: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – BUNKYO, Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – ENKYO, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – KENREN, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil – CCIJB, Aliança Cultural Brasil-Japão, em conjunto com Consulado Geral do Japão em São Paulo

O evento ainda conta com o apoio da Embaixada do Japão no Brasil, Jornal Nippak e São Paulo Shimbun.

Programação:

1ª Parte – Bloco Formal, reunindo as saudações das autoridades promotoras.

2ª Parte – Bloco Cultural, com várias atrações inéditas.

Os eventos trarão ao público as informações sobre a tradição japonesa de celebração do “shogatsu” (Ano Novo).

  • Começa com a culinária tradicional de ano novo conhecida por osechi ryori, um símbolo para agradecer e desejar felicidade e prosperidade no ano novo (chef Telma Shiraishi)

  • Será apresentada a cerimônia Hatsuike (o primeiro arranjo de flores do ano) pelas professoras da Associação Ikebana do Brasil.

  • Em seguida, o Centro de Chadô Urasenke do Brasil apresenta a cerimônia Hatsugama (a primeira cerimônia de chá do ano).

  • Depois, será a vez das danças tradicionais Kabuki e Shochikubai , com explicação pelos professores da Escola Fujima Ryu e Satoru Saito.


SERVIÇO:

Shinnenkai 2021 – Celebração do Ano Novo

Data: 8 de janeiro (sexta-feira)

Horário: 19h

Link: https://www.youtube.com/BunkyoDigital/

Mais informações: https://www.bunkyo.org.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade