O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga Índice das Atividades Turísticas em fevereiro; confira
Como foi a performance das atividades turísticas em fevereiro?
Para responder essa pergunta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje, 27, o Índice de Atividades Turísticas. Ele reúne dados sobre o desempenho das atividades do setor em fevereiro. O DIÁRIO apresenta, a seguir, os principais destaques. Confira:
Em fevereiro de 2023, o índice de atividades turísticas caiu 0,7% em comparação ao mês anterior (janeiro de 2023). Esse recuo aconteceu após o índice ter avançado por dois meses seguidos. Nesse período, o ganho total foi de 5,5%.
Veja também as mais lidas do DT
Com esse novo índice, o setor de turismo está 1,9% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 5,2% abaixo de fevereiro de 2014, quando registrou-se o ponto mais alto da série.
IBGE divulga Índice das AtividadesTurísticas em fevereiro: veja comparação anual
Além disso, na comparação de fevereiro de 2023 com fevereiro de 2022, os índices de volume de atividades turísticas no Brasil cresceram 14,8%. Essa é a 23ª taxa positiva seguida, e foi impulsionada, principalmente, por alguns fatores.
São eles: aumento na receita de empresas que trabalham com locação de automóveis; restaurantes; hotéis; transporte aéreo; rodoviário; coletivo de passageiros; agências de viagem e serviços de bufê.
Performance dos destinos
Além disso, o indicador Índice das Atividades Turísticas do IBGE é investigado em 12 unidades da federação. Em todas elas, os números mostraram avanço nos serviços relacionados ao Turismo em fevereiro.
Principalmente, com destaque para São Paulo (12,5%). Depois, vem Minas Gerais (25,2%), Rio de Janeiro (12,4%), Bahia (20,2%), Paraná (23,0%) e Santa Catarina (23,9%).
Ainda, no acumulado do ano, o agregado especial de atividades turísticas cresceu 13,8% frente ao mesmo período de 2022. Esse índice foi impulsionado pelos mesmos fatores já mencionados acima.
Além disso, os 12 locais registraram taxas positivas. Entre eles, o destaque vai para São Paulo (14,6%), seguido por Minas Gerais (25,0%), Rio de Janeiro (9,6%), Bahia (16,9%), Paraná (18,0%) e Santa Catarina (20,1%).
IBGE divulga Índice de Atividades Turísticas e mostra Transporte em fevereiro
Ainda em fevereiro, mas tratando do transporte, o volume de passageiros no Brasil registrou um aumento de 2,6% frente ao mês imediatamente anterior. Isso na série livre de influências sazonais, após ter recuado 3,4% em janeiro último.
Então, o segmento se encontra, neste mês de referência, 5% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia). Além disso, está 18,6% abaixo de fevereiro de 2014, o ponto mais alto da série histórica.
REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências.