São Paulo – Quando estamos perto de constatar que a padronização hoteleira é algo irreversível e que o mercado e o lucro ditam as leis para atender exclusivamente os interesses dos investidores, eis que algo novo acontece, um raio de sol surge em meio ao corporativismo e brota uma planta do asfalto, parafraseando o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade.
Ao hospedar-me pela primeira vez no Ibis Styles SP Anhembi, da rede Accor, descobri que há um importante contra-fluxo no programa de desenvolvimento do grupo hoteleiro – preocupado sempre em superar as expectativas. Arrisco afirmar que o espírito criativo do grupo – conhecido por sua padronização de bandeiras e marcas – falou mais alto e contrariou a regra imposta pelo avassalador mercado: atender as aspirações dos seus acionistas e depois as de seus hóspedes. Essa ordem foi quebrada.
Parece que administrar e incorporar prédios mundo a fora e emprestar o know-how da Accor a pequenos e médios hoteleiros tem se tornado uma brincadeira para o grupo francês. Pelo menos é esse astral que sentimos ao entrar em um Styles.
Veja também as mais lidas do DT
O hotel, localizado na zona norte de São Paulo, ao lado da estação Tietê do Metro, transpira um frescor, uma alegria, característicos de negócios pós-modernos em que se realçam a criatividade, a invenção, as cores, elementos com um fim em si mesmo – ou seja – situações e momentos de bem-estar tanto para o hóspede – levando-o às experiências passadas e ao exercício da memória -, como para quem trabalha no hotel tornando a maçante rotina diária em um divertido exercício de ganhar o pão.
Restaurante: cores vibrantes e um ar juvenil tomando conta dos móveis e paredes |
“Azeitando a máquina”
“Temos este espírito ‘Happy Mood Maker’, com um pessoal jovem, muitos em seu primeiro emprego e com uma vontade imensa em fazer a coisa certa”, afirmou Marcello Bandeira, gerente geral do hotel e integrante do comitê de implantação da marca no Brasil, comandado por Frank Pruvost. Marcello explica que os primeiros 30 dias do hotel têm servido para “azeitar” a máquina e torná-la um avião na arte da hospitalidade. “Temos como meta atingir uma média de ocupação entre 50 a 60% até o fim do ano, não queremos forçar a aeronave”, brinca acrescentando que nas primeiras duas semanas de funcionamento o hotel operou com apenas 20% de um total de 187 apartamentos.
Operação leve e temática
Inspirado pelo Campo de Marte – um dos primeiros aeródromos do Brasil e pela praça Campo de Bagatelle – todos próximos do hotel – no ibis Styles SP Anhembi o hóspede tem a chance de redescobrir a história da aviação. Imagens de Santos Dumont, brasileiro conhecido como o Pai da Aviação, Ferdinand von Zeppelin, inventor do dirigível e de Amelia Mary Earhart, a primeira mulher a voar sozinha pelo Oceano Atlântico ilustram as paredes, as portas e várias dependências do prédio. O projeto arquitetônico é assinado pelo escritório Consuelo Jorge.
“Nosso pessoal transforma a operação hoteleira em uma coisa muito leve. Os uniformes são alusivos aos comissários e aeromoças. No restaurante, o cliente encontra pratos rápidos e práticos inspirados em diversos destinos, como a própria cidade de São Paulo ou países como Alemanha e México. Temos também o colaborador Eduardo um jovem que interpreta o Santos Dumont.
Colaborador Eduardo encarna Alberto Santos Dumont |
Público
“Nosso hotel é focado no público business, mas mesmo o hóspede corporativo se sente à vontade e entra no clima dos espaços oferecidos”, adianta Marcello Bandeira que está há 10 anos na rede Accor com experiência executivas em todas as marcas econômicas do grupo.
Café da manhã incluído
O íbis Styles SP Anhembi conta com buffet de café da manhã, conexão Wi-Fi ilimitada, ligações locais para telefone fixo, welcome gift, entre outros benefícios. Outro grande destaque é a “social wall”, parede interativa na qual os hóspedes podem combinar caronas para o aeroporto, passeios na cidade e outras atividades. Além disso, os hotéis também aceitam cachorros.
No Brasil, o hóspede do ibis Styles Belo Horizonte Minascentro, por exemplo, pode dormir à sombra de poemas de Carlos Drummond de Andrade. O cliente do ibis Styles BH Pampulha aprecia a beleza da Igreja São Francisco de Assis, desenhada por Oscar Niemeyer. E o universo do ciclismo está presente de uma forma lúdica no ibis Styles Joinville – Santa Catarina.
O ibis Styles junto com as marcas ibis e ibis budget, formam a família íbis. O íbis Styles já possui 19 contratos assinados em todo o Brasil, com previsão de abertura até 2017.
Na corrida desenfreada rumo às metas e ao sucesso no planeta dos negócios, a proposta do Styles é justamente esta: devolver ao homem moderno um pouco de tempo, cor e emoção.
O hotel é recheado de peças que lembram o mundo da aviação |
Serviço:
Íbis Styles SP Anhembi
Av. Cruzeiro do Sul, 1709 – Santana – ao lado do Metro
Número de apartamentos: 187
Número de colaboradores: 39
Tarifa Final de semana: R$ 159,00
Tarifa para família (4 pessoas): R$ 285,00
www.ibis.com – www.accorhotels.com
Reservas: (11) 3336-5418
________________________
* O jornalista Paulo Atzingen ficou hospedado no ibis Styles SP a convite da rede Accor