Seis Igrejas seculares localizadas no município de Olinda ganharam painéis táteis com informações turísticas acerca dos templos frequentados por moradores locais, visitantes e turistas. Ação vai atender pessoas com deficiência visual e auditiva.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A entrega e instalação dos painéis foi realizada na última quinta-feira (3), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e contou com a presença do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. O projeto, iniciativa do Olinda Além do Olhar, permite a implementação de informações em braile, audiodescrição (com o auxílio de QR Code) e pictolibras.
Veja também as mais lidas do DT
As igrejas que ganharam esse tipo de comunicação foram a Igreja de São Bento, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja da Misericórdia, Igreja do Amparo, Igreja de São Francisco e da Catedral do Alto da Sé.
O Olinda Além do Olhar é uma ação desenvolvida pela Id Inclusão e Design, que atua no desenvolvimento de projetos de acessibilidade, e contou com financiamento do Funcultura, programa de incentivo à cultura do Governo de Pernambuco, no ano de 2017.
“No Brasil, são cerca de 6,5 e 9 milhões de cidadãos, respectivamente, pessoas cegas, surdas ou com acuidade visual e auditiva diminuídas (Censo 2010 do IBGE) que são reiteradamente negligenciados nos mais diversos níveis comunicacionais. O projeto tem como maior objetivo demonstrar que, através de ações simples e com o emprego de tecnologias e recursos adequados, é possível inserir este público no convívio sociocultural e transformar em prática comum conceitos de inclusão social”, comenta Giovana Caldas, que coordena a iniciativa ao lado de Klesley Bastos.
Além dos templos de Olinda, o projeto promoveu ações de acessibilidade em vários outros equipamentos turísticos e culturais da Região Metropolitana do Recife. As iniciativas contemplaram mapas táteis (Casa da Cultura e Centro de Artesanato de Pernambuco), maquetes táteis (Torre Malakof, Alepe e Memorial da Justiça) e sinais gráficos em Libras. Olinda Além do Olhar também atua nas redes sociais, compartilhando conteúdo visual sobre os equipamentos, ações de acessibilidade e a execução dos projetos.