Igrejas em Olinda ganham painéis táteis com informações turísticas

Continua depois da publicidade

Seis Igrejas seculares localizadas no município de Olinda ganharam painéis táteis com informações turísticas acerca dos templos frequentados por moradores locais, visitantes e turistas. Ação vai atender pessoas com deficiência visual e auditiva.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


A entrega e instalação dos painéis foi realizada na última quinta-feira (3), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e contou com a presença do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. O projeto, iniciativa do Olinda Além do Olhar, permite a implementação de informações em braile, audiodescrição (com o auxílio de QR Code) e pictolibras.

Veja também as mais lidas do DT

As igrejas que ganharam esse tipo de comunicação foram a  Igreja de São Bento, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja da Misericórdia, Igreja do Amparo, Igreja de São Francisco e da Catedral do Alto da Sé.

O Olinda Além do Olhar é uma ação desenvolvida pela Id Inclusão e Design, que atua no desenvolvimento de projetos de acessibilidade, e contou com financiamento do Funcultura, programa de incentivo à cultura do Governo de Pernambuco, no ano de 2017.

“No Brasil, são cerca de 6,5 e 9 milhões de cidadãos, respectivamente, pessoas cegas, surdas ou com acuidade visual e auditiva diminuídas (Censo 2010 do IBGE) que são reiteradamente negligenciados nos mais diversos níveis comunicacionais. O projeto tem como maior objetivo demonstrar que, através de ações simples e com o emprego de tecnologias e recursos adequados, é possível inserir este público no convívio sociocultural e  transformar em prática comum conceitos de inclusão social”, comenta Giovana Caldas, que coordena a iniciativa ao lado de Klesley Bastos.

Além dos templos de Olinda, o projeto promoveu ações de acessibilidade em vários outros equipamentos turísticos e culturais da Região Metropolitana do Recife. As iniciativas contemplaram mapas táteis (Casa da Cultura e Centro de Artesanato de Pernambuco), maquetes táteis (Torre Malakof, Alepe e Memorial da Justiça) e sinais gráficos em Libras. Olinda Além do Olhar também atua nas redes sociais, compartilhando conteúdo visual sobre os equipamentos, ações de acessibilidade e a execução dos projetos.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade