Ilha do Mel, resgate dos anos hippes

Continua depois da publicidade

Um verdadeiro santuário ecológico, onde parece que o tempo parou nos idos anos sessenta, em meio ao movimento hippie. Distante noventa e cinco quilômetros de Curitiba, a Ilha do Mel está situada  na embocadura da Baia de Paranaguá, e é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná.

PATRÍCIA DE CAMPOS*


Com visitação restrita e sendo proibido qualquer transporte de tração animal ou motores, a locomoção é feita a pé ou de barco. Nas poucas ruas de areia pousadas alternativas, com redes na varanda, e pintadas com cores alegres, são uma boa opção de hospedagem para quem quer passar alguns dias na ilha, embora existam locais mais sofisticados com quartos bem decorados e piscinas com vista para o mar.  O tempo por lá passa num ritmo diferente do que estamos acostumados.

Os 2.700 hectares de área são compostos por sistemas de restinga e Floresta Atlântica protegidas, e apenas duzentos tem permissão de uso. A ilha tem cinco vilarejos: Fortaleza, Nova Brasília ou Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas, que tem praias que levam o mesmo nome, e são consideradas umas das mais lindas do Paraná.

O Farol das Conchas, foi inaugurado no ano de 1872, com a tecnologia mais avançada da época e pode ser avistado de qualquer ponto da ilha. Os cento e cinquenta degraus para chegar o farol, embora sejam de tirar o fôlego, valem o esforço para ver uma vista panorâmica e de grande beleza, principalmente em dias de sol. A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, único monumento militar do século XVIII existente no Paraná, também vale à pena ser visitado, está instalado nos contrafortes do Morro da Baleia, erguido com paredes de um metro e meio de espessura, e junto a fortaleza estão canhões e trincheiras de pedras. A  Gruta das Encantadas, no sul da Ilha é o patrimônio natural mais importante da Ilha do Mel e sem dúvida a mais bonita praia do lugar.

Veja também as mais lidas do DT

A praia da Ilha do Mel: incomparável

As ondas de um metro e meio a dois, que explodem na rebentação das praias da ilha na forma de paralela, sempre atraíram surfistas de todos os lugares, e muitos acabaram por fazer desse lugar sua casa. E foi nessa cultura “paz e amor”, com respeito sobretudo à Mãe Natureza, que surgiram as pequenas vilas, onde só há energia vinda dos transformadores. Quando se passeia sob a lua cheia e a vê refletida nas águas de um mar que constante muda de cor, nos faz entender que se precisa de muito pouco para viver feliz, basta mudar o olhar do que é felicidade.

Para chegar à Ilha do Mel – barcos partem do Pontal do Paraná e de Paranaguá


PATRÍCIA DE CAMPOS – TURISMO DE NATUREZA

*Patricia é formada em Comunicação Social (Rádio e TV) pela FAAP, com pós graduação em Marketing pela ESPM. Neta do imortal escritor parnasiano Humberto de Campos, Patrícia é diretora da Gentileza R.P., empresa de representação de hotéis e destinos diferenciados do Brasil.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade