A importância do Hedge nas vendas de pacotes internacionais

Para efeito de vendas de pacotes internacionais, hedge nada mais é que uma estratégia financeira com o objetivo de proteger os recebíveis da empresa contra variação cambial

Por Marcelo Vianna*

A baixa do dólar nos últimos meses antecipou a venda de pacotes internacionais, gerando novo ânimo ao trade do turismo. Contudo, as empresas do setor precisam tomar cuidado para não cair na velha armadilha de vender sem hedge, tropeço que pode ser mortal, especialmente nesse início de recuperação do mercado.

Para efeito de vendas de pacotes internacionais, hedge nada mais é que uma estratégia financeira com o objetivo de proteger os recebíveis da empresa contra variação cambial, assegurando o futuro pagamento das dívidas contraídas juntos aos fornecedores internacionais.

Embora pareça óbvio, muitos empresários arriscam, vendendo barato hoje sem se preocupar em pagar caro lá na frente na hipótese de alta da moeda estrangeira. Não é por outra razão que a variação cambial foi uma das principais causas de quebra no trade. Tivessem sido adotadas estratégias de hedge, certamente muitas empresas teriam se salvado.

Há vários mecanismos de hedge. É preciso avaliar caso a caso para então definir a melhor estratégia a ser observada. O que importa, contudo, é não ignorar o problema, adotando em tempo hábil as medidas necessárias para afastar ou, pelo menos, minimizar o (enorme) risco decorrente da exposição dos ativos da empresa à variação cambial.

*Marcelo Soares Vianna é mestre em direito, advogado atuante no setor do turismo, sócio do escritório VIANNA & OLIVEIRA FRANCO ADVOGADOS (www.veof.com.br) e responsável técnico pelo conteúdo da coluna “Direito e Turismo” do Diário do Turismo. Para eventuais considerações acerca do conteúdo enviado, está à disposição pelo endereço: marcelo@veof.com.br

 

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