Infraestrutura turística da República Dominicana cresce 65%

Continua depois da publicidade

(Edição do DIÁRIO com agências)

A infraestrutura turística na República Dominicana registrou um crescimento de 65% na primeira metade deste ano em relação ao mesmo período de 2015, refletindo o progresso e significativo potencial da indústria no país. Hotéis de luxo, vários complexos residenciais, centros comerciais e melhorias portuárias estão dentro dos empreendimentos aprovados para 2016.

Entre janeiro e junho deste ano, o Conselho de Desenvolvimento Turístico aprovou 33 pedidos para realizar vários projetos de infraestrutura turística no país. O número representa um aumento de 65% em comparação ao primeiro semestre do ano passado, que teve 20 solicitações aprovadas.

Veja também as mais lidas do DT

“A República Dominicana está em pleno auge turístico e isso se reflete na construção constante de grandes hotéis e empresas”, diz Radhames Martínez Aponte, ministro suplente Técnico de Turismo da República Dominicana. “Isso se deve em grande parte ao aumento de investimento estrangeiro, além de ser uma demonstração de confiança no nosso país e na segurança jurídica que possui”, acrescenta.

No final de 2015, o Investimento Estrangeiro Direto (IED) registrado pelo Banco Central atingiu 2.221,5 milhões de dólares, dos quais 671,9 milhões foram atribuídos ao setor de turismo, representando 30,2% do investimento total.

Outros novos empreendimentos hoteleiros aprovados este ano incluem a construção de Hotel Viva Wyndham V Heavens, em Playa Dorada, província de Puerto Plata, que terá 190 quartos; o Hotel Hampton do Hilton, que terá 123 quartos e será localizado nas imediações aeroporto internacional das Américas, em Santo Domingo; e o Hotel Tropicália Four Seasons, em Miches, às margens da Baía de Samaná, que terá 154 quartos e 40 unidades residenciais.

Além disso, também serão desenvolvidos numerosos complexos residenciais que irão reforçar a oferta de alojamento turístico, como o condomínio Las Brisas, em La Altagracia, com 220 quartos, a segunda parte do luxuoso Playa Grande, na província de Maria Trinidad Sanchez, com 210 quartos, ou o residencial Vista Marina Residence, em Boca Chica, Santo Domingo, com 62 quartos.

A chegada de mais turistas também impõe desafios significativos para a conectividade e o transporte. Com mais de 8 mil quilômetros de estradas construídas e ampliadas ao longo dos últimos três anos, as principais áreas turísticas estão agora conectadas e acessíveis por meio de viagens de, no máximo, duas horas.

Nesse sentido, também se destacam o lançamento do novo porto de cruzeiro Amber Cove, localizado em Maimon, Puerto Plata. Neste semestre, o terminal – inaugurado no final de 2015 – trabalhou em alta capacidade, gerando um impacto positivo não só na província, mas em toda a região norte.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade