A tecnologia do aplicativo Ribon direciona as doações à Organizações Não Governamentais e instituições de combate à fome, sede e doenças nas regiões mais pobres do mundo
Edição do DIÁRIO
Dados divulgados pela ABStartups e da Accenture mostram o Distrito Federal na segunda posição entre todas as unidades da federação em número de startups por habitante. Aproveitando esse cenário positivo, o Instituto Bancorbrás iniciou uma parceria com o Ribon, aplicativo criado por estudantes da Universidade de Brasília (UnB), que permite doações sem dinheiro para Organizações Não Governamentais (ONGs) e instituições sociais de combate à fome, sede e doenças nas regiões mais pobres do mundo – principalmente no continente africano.
Para doar basta baixar o Ribon, e o usuário passa a receber, diariamente, uma história positiva e motivadora patrocinada por grandes empresas parceiras, entre elas o Instituto Bancorbrás. A cada dia, são “depositados” 100 ribons na conta do usuário que podem ser doados para causas sociais. Existe a opção de acumular as moedas e doar um valor maior.
A receita do aplicativo vem de anunciantes, que pagam cada vez que uma propaganda dele é vista, quando o dono do smartphone desbloquear a tela. “Fomentar a cultura de doação é o nosso grande desafio”, comenta a coordenadora do Instituto Bancorbrás, Roberta Abreu. “Até dezembro de 2018, foram 400 mil views”, complementou.
Veja também as mais lidas do DT
A distribuição das doações
Medicamentos: os materiais são doados para a Schistosomiasis Control Initiative (SCI), que apoia, por meio de distribuição de remédios, e estuda o tratamento de doenças tropicais transmitidas pelo solo, como esquistossomose e helmintíase entre outras.
Água potável: é doada para a Evidence Action, que atua no tratamento e distribuição de água limpa e potável para consumo, higiene, etc.
Fortificação alimentar: os mantimentos são recebidos pelo Project Healthy Children (PHC), que combate o fim da desnutrição infantil.
Saúde básica: são entregues materiais de saúde básica à ONG Living Goods, que os repassa à população mais necessitada e que tem difícil acesso a esses produtos.