Instituto Inhotim anuncia nova programação – Confira:

Continua depois da publicidade

Em parceria com IPEAFRO, o Instituto Inhotim inaugura ainda o Segundo Ato de Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra, com exposição que aborda as origens do museu através do Teatro Experimental do Negro, iniciativa criada por Abdias

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Inhotim inaugurou no último sábado (28) novas obras e exposições temporárias, com Isaac Julien, importante nome nos campos da instalação e do cinema, convidado a expor um de seus trabalhos mais emblemáticos na Galeria Praça. O Acervo em Movimento, programa criado para compartilhar com o público as obras recém-integradas à coleção, inaugura com trabalhos dos artistas brasileiros Arjan Martins e Laura Belém, ambos instalados em áreas externas do Instituto.

Veja também as mais lidas do DT

Jaime Lauriano também integra a lista dos artistas participantes da programação, e abre o projeto  Inhotim Biblioteca, que vai convidar, anualmente, artistas e pesquisadores que estabeleçam diálogos com a biblioteca do Instituto. A instalação do artista mantém relação direta com o Segundo Ato do projeto Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra (MAN), ao propor a curadoria de uma nova bibliografia que contempla autores negros para integrar o acervo da biblioteca do Inhotim.

Abdias Nascimento, A flecha do Guerreiro Ramos: Oxóssi, 1971. Coleção Museu de Arte Negra – IPEAFRO | Inimá de Paula, Retrato de Abdias Nascimento Filho, Rio de Janeiro, 1967. Coleção Museu de Arte Negra – IPEAFRO | Emanoel Araújo, Mulher com frutas na cabeça,1966. Coleção Museu de Arte Negra – IPEAFRO

Instalado na Galeria Mata, o Segundo Ato do projeto, realizado, assim como o Primeiro Ato, em curadoria conjunta entre Inhotim e IPEAFRO, aborda o Teatro Experimental do Negro, movimento encabeçado por Abdias Nascimento, e que está nas origens do Museu de Arte Negra.

As inaugurações são parte do Território Específico, eixo de pesquisa que norteia a programação do Instituto no biênio de 2021 e 2022, pensada para debater e refletir a função da arte nos territórios a níveis local e global, e também a relação das instituições com seu entorno, mirando os desdobramentos de um museu e jardim botânico como o Inhotim.


SERVIÇO:

 

Inauguração da programação Território Específico 2022 

Galeria Praça
Looking for Langston, individual de Isaac Julien

Acervo em Movimento
Obras de Arjan Martins e Laura Belém

Inhotim Biblioteca
Ocupação de Jaime Lauriano
– Galeria Mata
Segundo Ato de Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra: Dramas para negros e prólogo para brancos

Funcionamento Inhotim 
Horários de visitação: de quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30  

Entrada R$ 44 inteira (meia-entrada válida para estudantes identificados, maiores de 60 anos e parceiros). Crianças de até cinco anos não pagam entrada. 

Localização: O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR381 — sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim também pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de  viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na altura da entrada para o Retiro do Chalé. 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade