Mais de 10 mil pessoas visitaram a usina neste último domingo para ver a cena que não acontecia havia quatro anos
Agências com Edição do DT
A abertura das três calhas do vertedouro da hidrelétrica de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai, atraiu um público recorde à usina. Até às 17h do último domingo (22), mais de 10 mil pessoas passaram pela atração. A vazão nas 14 comportas passou de 11 mil metros cúbicos de água por segundo, o equivalente ao volume médio de oito Cataratas do Iguaçu. Essa água é excedente, isto é, não pode ser usada para a geração de energia elétrica, porque o reservatório está no nível máximo.
Veja também as mais lidas do DT
Nos dois lados do atrativo, em Foz do Iguaçu, no Brasil, e em Hernandárias, no Paraguai, moradores da região e turistas de todos os cantos do mundo lotaram os dois mirantes do vertedouro para registrar em imagens o vertimento nas três calhas. A cena rara que não ocorria havia mais de quatro anos, virou uma grande atração.
Números de turistas
Só pelo Centro de Recepção de Visitante do lado brasileiro da usina, 6.251 turistas fizeram o passeio. Para atender ao grande fluxo de visitas foram colocados ônibus extras. A procura superou a expectativa.
“A cada evento, os moradores têm comparecido em grande número. Organizamos uma logística especial para atender turistas e moradores de Foz e região. Mais de 25 ônibus foram mobilizados para fazer o leva e traz das pessoas do Mirante Central até o vertedouro”, afirmou o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla.