Itapemirim orienta passageiros que não compareçam aos aeroportos

Em sua tentativa de minimizar os prejuízos e transtornos que vem causando a centenas de passageiros, o grupo Itapemirim tem emitido comunicados diários orientando seus clientes de como devem proceder.

REDAÇÃO DO DIÁRIO 


Neste domingo (19), a empresa lamentou mais uma vez os inconvenientes causados em virtude da suspensão temporária de seus voos e solicitou que apenas os clientes que estejam fora de seu domicílio, e que tenham viajado anteriormente com a ITA, entrem em contato nos canais de atendimento da companhia, exclusivamente para reacomodação de retorno aos seus destinos de origem.
“Clientes que ainda estejam em sua cidade de domicílio, com voos programados a partir de hoje, serão atendidos exclusivamente com o reembolso integral dos valores pagos”,
diz a nota

A companhia orienta os passageiros que não tentem realizar check-in online e não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea.
Segundo a empresa, para solicitar o reembolso, o cliente pode procurar sua agência de viagem, enviar um e-mail para falecomaita@voeita.com.br com o nome completo e número do localizador de sua reserva ou fazer a solicitação diretamente pelo site da companhia. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  1. Clique em Meus Voos
  2. Faça o login com o seu usuário e senha
  3. Clique na opção Reemissão/Remarcação/Reembolso
  4. Selecione o seu ticket
  5. Selecione a opção Reembolso

A empresa informa ainda que o atendimento pode ser feito pelo telefone 0800 723 2121 e pelo chat presente no site da companhia. O horário de atendimento é das 6h às 21h. A ITA alerta que, devido à alta demanda, pode haver uma demora acima do esperado para o atendimento.
A nota ainda informa que a companhia segue trabalhando arduamente em conjunto com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para mitigar os efeitos causados aos passageiros pela suspensão temporária de suas operações. A ITA tem contado com o apoio das demais companhias aéreas nacionais para a reacomodação de passageiros impactados.

“O Grupo Itapemirim também está utilizando a sua empresa de transporte rodoviário, a Viação Itapemirim, como parte do plano de contingência para a reacomodação dos passageiros por via terrestre.

Mais uma vez, lamentamos os transtornos causados. A ITA reafirma seu compromisso de prestar toda assistência aos passageiros, conforme prevê a resolução 400 da ANAC. A companhia trabalha neste momento em sua reestruturação para a retomada de suas operações o mais breve possível”.

Causas

A nota não informa, porém, quais foram  as causas de todos esses problemas. O DIÁRIO apurou que a empresa, que começou a operar em junho deste ano, convivia com atrasos de salários e benefícios de funcionários, suspensão do plano de saúde dos trabalhadores, dívidas com fornecedores, descumprimento de horários, cancelamentos de voos, atendimento criticado por clientes e envio de dados errados sobre número de passageiros para a Agência Nacional

O plano de saúde de funcionários foi suspenso desde o começo de dezembro, e a empresa se tornou alvo de ação movida pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Os salários dos empregados e benefícios como vale-refeição e transporte também vinham atrasando com frequência.

A Itapemirim tem sete aviões incorporados à sua frota e chegou a operar em 14 aeroportos. Essa realidade é bem menor do que a previsão feita pela empresa há alguns meses. Antes de sua estreia, a companhia anunciou que tinha planos para chegar a 35 destinos e 50 aviões incorporados até junho de 2022. Desse total, pretendia ter 20 aviões em sua frota até o fim de 2021, expectativa que foi reduzida para dez aeronaves.

A Anac determinou que a Itapemirim preste imediatamente atendimento integral a todos os passageiros e comunique, individualmente, sobre cancelamento de voos e reacomodações. A companhia deve garantir o reembolso das passagens aéreas comercializadas, afirma a Anac.

 

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