O Japão reabrirá suas fronteiras para turistas internacionais no dia 10 de junho, segundo o primeiro-ministro Fumio Kishida. Inicialmente, o país vai voltar a receber apenas grupos turísticos.
O anúncio ocorreu na última sexta-feira (27) durante conferência organizada pela Nikkei, em Tóquio. Segundo Kishida, o Japão vai “retomar a aceitação de turistas em grupos a partir do dia 10 de junho”.
Ele disse também que o governo está se preparando para retomar os voos internacionais no novo aeroporto de Chitose, Hokkaido, e no aeroporto de Naha, em Okinawa, até o fim de junho.
Veja também as mais lidas do DT
O Japão fechou para turistas há mais de dois anos para tentar conter a transmissão do coronavírus. Kishida justificou a restrição de mais de dois anos como “necessária para garantir que nosso sistema médico funcionasse e termos tempo para aplicar as vacinas”. “No entanto, a partir de junho, relaxaremos ainda mais nossas medidas de fronteira”.
Em 2019, antes da pandemia, cerca de 31,9 milhões de turistas visitaram o Japão. Em 2021, o número teve grande queda, com apenas 240 mil turistas.
Em 1º de junho, pouco mais de uma semana antes da reabertura planejada, o governo dobrará o limite por dia de chegadas internacionais para 20 mil, porém até o dia 10 de junho só entram no país pessoas em viagem de negócios, estudantes estrangeiros e acadêmicos.
Segundo o governo, o Japão vai exigir testes negativos de covid-19 para visitantes de alguns países, mas que 80% dos turistas vem de locais onde não se exigirá comprovação de teste negativo.
LEIA TAMBÉM:
Japão libera entrada de 20 mil turistas por dia a partir de junho