Por Marcos J. T. Oliveira, repórter freelancer do DT
Com unidades em Minas Gerais e São Paulo, a Tauá Resorts cresce no mercado hoteleiro brasileiro. O DIÁRIO entrevistou João Luiz Chequer, conselheiro da rede, para saber um pouco mais da empresa. O empresário falou um pouco dos projetos, expansão, crise econômica e do reconhecimento de ser uma das 150 melhores para se trabalhar no Brasil. Confira:
Diário – Há quanto tempo está junto à Rede Tauá e qual foi a primeira unidade?
Veja também as mais lidas do DT
João Luiz Chequer: Estou na rede há 20 anos e já passei por muitas funções. Recentemente fui diretor operacional e hoje estou como Conselheiro. O nosso primeiro resort é o Tauá Caeté, bem próximo a Belo Horizonte, e muito focado em famílias com crianças. Depois veio o Tauá Atibaia, em São Paulo, que atende bastante o segmento de eventos, além do público de lazer. Recentemente o de Araxá, no Triângulo Mineiro, que é um produto que atende muito grupos de melhor idade e famílias que viajam para a região em busca do turismo contemplativo e para tratamentos médicos com as águas medicinais.
Diário – Como foi o processo de aquisição do Grande Hotel em Araxá?
João Luiz Chequer: O tradicional Grande Hotel em Araxá é um patrimônio histórico tombado pelo governo de Minas, ou seja, não é qualquer rede hoteleira que conseguiria administrá-lo. Nós participamos do processo licitatório e foi bem rápido. Conseguimos a concessão por um prazo de 15 anos.
Diário – Algum investimento para os próximos meses? O Projeto Páscoa Iluminada, acontecerá em 2016?
João Luiz Chequer: queremos inaugurar no Tauá Atibaia até julho próximo um megaprojeto focado em crianças de 0 a 14 anos que já existe em Caeté. É um complexo com mais de 2 mil metros quadrados com uma infraestrutura bastante expressiva focada nos pequenos. Trata-se da Jota City, o maior e mais moderno centro de entretenimento infantil dentro de um hotel no Brasil.
Sobre o Páscoa Iluminada, posso dizer que, devido ao sucesso das edições anteriores, vamos ampliar a programação de 15 para 30 dias, ou seja, será o mês inteiro. Como é um evento aberto à comunidade e não somente aos hóspedes do Grande Hotel Araxá, isso faz com que o evento ganhe grandes proporções. É algo que começamos há dois anos para fazer ali algo como Gramado, no Rio Grande do Sul, faz com o Natal
Diário – A crise econômica atual afetou de alguma forma os resorts da Rede Tauá?
João Luiz Chequer: Sim. Sentimos um pouco desta crise. Especialmente no Tauá Atibaia, pois o forte de lá é o segmento de eventos e como o segmento corporativo sentiu a crise os eventos diminuíram um pouco. Em contrapartida, com a alta do dólar e o número de feriados prolongados de 2015, muitos brasileiros passaram a viajar internamente e o segmento de lazer cresceu expressivamente. Isso compensou um pouco nossos resultados.
Diário – A Rede Tauá mantém algum programa para ascensão profissional dos colaboradores?
João Luiz Chequer: Sim. Temos nossos programas internos para que todos os profissionais da rede tenham a oportunidade de crescer internamente. Isso é comprovado, pois cuidamos da área de RH muito bem. Estamos no ranking da revista VOCE S/A como uma das 150 melhores empresa para se trabalhar no Brasil, um orgulho para todos nós.