terça-feira, abril 8, 2025
InícioMatérias especiaisJujuy é a nova aposta do turismo argentino

Jujuy é a nova aposta do turismo argentino

RETRÔ 2018 – publicado dia 8 de janeiro

O voo funcionará até dia 24 de fevereiro com possibilidade de manter-se regular

Por Paulo Atzingen*

O voo inaugural para a província de Jujuy (pronuncia-se Rurrui) ao norte da Argentina  que aconteceu no último sábado (6) foi recheado de surpresas, em sua maioria agradáveis. A aposta no destino,  inicialmente, é a partir da união de forças de três províncias regionais (Jujuy, Salta e Tucumán) e do governo federal da Argentina, que subsidiarão por dois meses o  voo semanal, que partirá de Guarulhos (SP) direto para Jujuy, em aeronaves Boeing 737-800 da Aerolíneas Argentinas. O voo funcionará até dia 24 de fevereiro com possibilidade de manter-se regular.

“Trata-se de uma grande aposta no destino realizado por empresas e instituições que descobriram o potencial da região, além do cultura do tabaco e da mineração”, afirmou Bebe Badino, Ceo da VidaLatam, empresa responsável pela promoção de alguns destinos da Argentina.

governador da província de Jujuy, Gerardo Morales: "São Paulo é porta para o mundo" (Crédito: Paulo Atzingen)
Governador da Província de Jujuy, Gerardo Morales: “São Paulo é porta para o mundo” (Crédito: Paulo Atzingen)

Patrimônio Cultural

De acordo com o governador da província de Jujuy, Gerardo Morales, em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, a ideia de implantar essa conexão direta – o voo dura em média três horas e ocorre  aos sábados – é fundamental para o turismo da região, considerando que São Paulo é a porta para o mundo. “Aqui temos um Patrimônio Cultural da Humanidade (se referindo ao Vale de Humahuaca), uma cultura reconhecida como autóctone, uma grande conexão com o norte do Chile, com a Bolívia e somos a província mais andina da Argentina, tudo e muito mais interessa aos brasileiros”, afirmou o governador.

Equipe de operadores da Interpoint participaram do voo inaugural (Crédito: Paulo Atzingen)
Equipe de operadores da Interpoint participaram do voo inaugural (Crédito: Paulo Atzingen)

Subsídio

Morales acrescentou que seu governo com participação das províncias (não especificou as cotas) fará o subsídio do voo pelo menos nos dois primeiros meses (janeiro e fevereiro). “Estamos apoiando os primeiros voos para instalar o destino. A ideia é fazer um acerto periódico, já que nos parece que contatar com São Paulo é contatar o mundo. A região de São Paulo (se referindo ao estado) é uma porta dos 50% dos turistas que chegam a Argentina”, frisou. O DIÁRIO apurou que o custo inicial de cada voo de ida e volta sai por US$ 60 mil. Todos os voos estão garantidos até o fim de fevereiro.

Fábio Vazzi: "Nosso trabalho agora é ver como o mercado vai reagir" (Crédito: Paulo Atzingen)
Fábio Vazzi: “Nosso trabalho agora é ver como o mercado vai reagir” (Crédito: Paulo Atzingen)

Operadores de viagem

A organização do voo inaugural (leia-se Aerolíneas Argentinas e Nina Marciano Comunicação) convidou 16 operadoras e 15 jornalistas para participarem e conhecerem o novo destino argentino. O DIÁRIO conversou com Fábio Vazzi, especialista em grupos da operadora Soul Travel. “Me surpreendi com o lugar, muito bonito, para perfil de passageiro que gosta de cultura, de ecoturismo e aventura com natureza. Dá para casar o próprio destino com outros destinos próximos, como Bolívia, Chile, destinos mais consagrados como Atacama. Só o tempo vai dizer”, afirmou ao DIÁRIO. Vazzi citou Bariloche, Patagônia e Buenos Aires como destinos consagrados e muito conhecidos pelos brasileiros e lamentou que até agora poucos conhecem Jujuy. “Nosso trabalho agora é ver como o mercado vai reagir. E depois ver o retorno e ver o que o pessoal está achando, o que podemos melhorar. O importante é começar”, afirmou.

Com seu olho clínico de agente e  operador de viagens, Vazzi arriscou dizer que o destino é ideal para amigos, casais, e para grupos de incentivo de empresas.  “Não vi crianças”, disse. As operadoras convidadas foram: Ancoradouro, Ambiental, Agaxtur, BWT, CVC, Flot, Flytour, Interpoint, MMTGapnet, New Age, Soultraveler, TGK, Uneworld, Venturas, Visual e Ylha Bela Operadora.

Serviço de imigração: apenas dois agentes federais no atendimento (Crédito: Paulo Atzingen)
Serviço de imigração: apenas dois agentes federais no atendimento (Crédito: Paulo Atzingen)

Estrutura

No pouco tempo em território argentino – apenas oito horas –  foi possível verificar a grande vontade de seus dirigentes em implantar no local um nova forma de produção para o aumento do emprego e da renda de sua população.  Os voos regulares que já existem via Aerolíneas Argentinas partem de Buenos Aires, Cordoba e Mendoza caracterizando um turismo essencialmente interno. As estradas são boas, a população é receptiva, a gastronomia é saborosa com pratos genuínos e existe uma gama de atividades relacionadas ao receptivo.

Com essa primeira aposta internacional é urgente e necessário a ampliação dos serviços do aeroporto. Atualmente o serviço de imigração (verificar e escanear passaporte, carimbar, fotografar e pegar a impressão digital do turista) é feito por apenas dois agentes federais do país. Atender aeronaves como o Boeing 737-800, com capacidade máxima para até 189 passageiros pode tornar a experiência desalentadora, tanto na chegada, como na saída.

Potencial

A província de Jujuy está encravada entre a Cordilheira dos Andes que tem por trás o Chile e no lado leste e nordeste, a Bolívia. Amantes de turismo de aventura como cavalgadas, trekking e escaladas, turismo cultural e histórico encontram aqui um paraíso de possibilidades.  “Estamos nos organizando. Temos uma boa gastronomia, ótimos hotéis regionais, cerca de 60 de até quatro estrelas, um calendário repleto de festejos culturais. E tudo isso pode ser vivenciado por meio de nossas operadoras receptivas”, afirmou ao DIÁRIO Inês Graciela Millán,  presidente da Câmara de Turismo de Jujuy.

PAULO ATZINGEN 160mesmo*O jornalista Paulo Atzingen viajou a Jujuy a convite da Secretaria de Turismo do Município de Jujuy

 

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque