Jujuy, na Argentina, ganha trem elétrico-solar com baterias de lítio

Continua depois da publicidade

A província argentina de Jujuy, não deixa de participar das principais feiras de turismo do Brasil e da América do Sul para mostrar seu potencial turístico.

Nesta 50ª ABAV Expo, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro na semana passada foi representada por Diego Valdecantos, secretrário de turismo de Jujuy, que apresentou as novidades ao DIÁRIO.

Segundo ele, 1 milhão de turistas brasileiros já entraram na Argentina de janeiro a setembro deste ano, confirmando mais uma vez que o Brasil é o principal emissor de turistas aéreos para a Argentina. 20% dos turistas que visitam Jujuy anualmente são estrangeiros e 8% deles são brasileiros.

Veja também as mais lidas do DT

Junto a esses números estatísticos, Diego anunciou o novo atrativo da província: trata-se do primeiro trem elétrico-solar do mundo movido a baterias de lítio, que fará um percurso de 42 quilômetros entre os municípios de Volcán e Tilcara, atravessando a Quebrada de Humahuaca.

“Foi um investimento de US$ 10 milhões nos dois trens. São duas unidades que foram adquiridas na China e cada trem tem capacidade para 72 passageiros. No percurso de 42 quilômetros terá cinco estações com descida para curtir os atrativos de cada parada. É um projeto muito ambicioso e com grandes expectativas para o desenvolvimento econômico da região, esperando aumentar o turismo brasileiro em Jujuy com este novo atrativo”, disse Valdecantos. O início das atividades está previsto para janeiro de 2024.

Segundo Diego, a duração de cada viagem dependerá do tempo que cada turista permanece em cada parada para visitar locais históricos, paisagens ou saborear a culinária típica. Em cada uma das estações finais, o sistema ferroviário dispõe de parques solares para produção e fornecimento de baterias de lítio.

Jujuy
O trem em fase de testes, na China (divulgação)
Jujuy
O trem em fase de testes, na China (divulgação)

O DIÁRIO já esteve em duas ocasiões na província de Jujuy e destaca o cuidado que seus empresários e dirigentes públicos possuem com a economia do turismo. Nessas ocasiões pode conhecer o Parque Nacional Calilegua com seu circuito Las Yungas, a maior área protegida de yungas do país, com uma enorme diversidade de espécies de flora e fauna, o que a torna ideal para os amantes do trekking, mountain bike, dos passeios a cavalo e da observação de aves.

Conheceu também o Trem das Nuvens, partindo de Salta até Santo Antônio de Los Cobres, uma viagem de três horas e meia entremeada por um espetáculo entremeado por grandes montanhas com minerais expostos à flor da terra, um festival de cactos de todos os tamanhos e idades, lhamas pastando ao ar livre e pequenas comunidades com um artesanato autêntico.

Ainda segundo Diego, as Termas do Jordán são acessadas por um caminho de dificuldade média e alta e são uma série de piscinas naturais de cor turquesa e de beleza surpreendente em meio a uma vegetação exuberante. Nestas fontes termais é possível nadar a uma temperatura média de 30oC.

“Com esse cuidado e investimentos na nossa província argentina, tudo indica que em breve a cifra de 1 milhão de turistas brasileiros seja ultrapassada”, finalizou Diego Valdecantos. (Por Paulo Atzingen, de SP)

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade