Justiça ordena demolição de hotel de luxo em construção sobre patrimônio Inca

Continua depois da publicidade

Por Redação

Um hotel luxuoso da rede Sheraton, que está em fase de obras em Cusco, será demolido. É o que decretou a justiça peruana após a construção do hotel destruir entre 2012 e 2014  muros arqueológicos incas de 500 anos.

As obras do prédio de sete andares já tinham sido paralisadas pela justiça em 2016. O prédio está localizado no interior da Zona Monumental de Cusco, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1983.

Veja também as mais lidas do DT

Nessa área sensível é permitido somente a construção de edifícios de dois andares. O desrespeito à legislação rendeu a empresa, em abril, uma multa de 2,2 milhões de dólares aplicada pelo ministério da Cultura.

“Para efeitos de restituir a situação de fato e de direito ao estado anterior à vulneração que sustenta esta demanda, ordene-se à Direção Desconcentrada de Cultura de Cusco a abertura de um processo de demolição do construído ilicitamente no citado imóvel, que altera e destrói de forma contínua os muros arqueológicos pré-hispânicos e incas existentes”, argumentou o magistrado Wilber Bustamante, da Corte Superior de Justiça de Cusco.

A imobiliária R&G S.A, responsável por projetos e construções, terá ainda que restituir as cinco plataformas e os muros incas retirados para as obras do hotel, como determinou a justiça.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade