A KLM lançou nesta quinta (4) no Brasil o Desafio KLM Pedale por Árvores, uma iniciativa que associa ciclismo ao plantio de árvores na região da Amazônia.
O DIÁRIO conheceu um espaço exclusivo na Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo, onde a KLM inaugurou a KLM Bike House.
Manuel Flahault, diretor geral do grupo KLM-AirFrance para a América do Sul, abriu o evento falando da renovação da frota de aeronaves, redução da produção de resíduos visando à sustentabilidade e foco do uso crescente do SAF (sigla em inglês para o Combustível Sustentável da Aviação), que reduz em 75% as emissões de CO2), nas aeronaves da KLM. “Queremos reduzir (as emissões) a partir do aumento da demanda e redução do custo do SAF, chegando a 60% até 2050”, disse Manuel.
Veja também as mais lidas do DT
Segundo ele, a KLM é uma das empresas líderes e pioneiras em sustentabilidade na indústria aérea, e esta ação ilustra perfeitamente este tão necessário momento de transformação. “Entendemos que temos um longo caminho a percorrer para tornar a aviação mais sustentável”, completou.
O projeto da KLM Bike House, que fica na ciclovia da marginal Pinheiros (entre os acessos do Parque do Povo e da Estação Vila Olímpia) é um espaço de bem-estar para o ciclista e também para crianças. Segundo Steven van Wijk, diretor comercial da KLM para a América do Sul, o objetivo da Bike House é transformar pedaladas em reflorestamento, visando a um futuro sustentável com o lançamento do projeto Pedalando por Árvores no qual, cada 25km pedalados são convertidos em uma árvore a ser plantada na Amazônia.
Para tanto, foram estabelecidas algumas parcerias, como a KM Solidário, que é um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente e que conta os quilômetros pedalados em parceria com a KLM. A outra parceria é a Meu Pé de Árvore, que efetivamente ajuda a reconstituir a floresta amazônica, plantando árvores principalmente no estado de Rondônia.
As árvores serão plantadas em novembro, quando se inicia o período de chuvas na região. Todos os detalhes estão disponíveis em uma página dedicada.
A Bike House foi feita para apoiar esse projeto, explica Christine Honore, gerente de marketing digital e líder de sustentabilidade da KLM. Aberta das 7h às 22h, a KLM Bike House pretende gerar 150.000 km pedalados que serão convertidos em 6.000 árvores. A ação vai até dia 28 de agosto de 2022. Todo esse movimento pode ser acompanhado pelo “arvorômetro” presente na KLM Bike House.
Veja mais fotos (Crédito: Wanderley Mattos – DT)
Como acessar a KLM Bike House
A KLM Bike House está localizada na Ciclovia do Rio Pinheiros em São Paulo, entre os acessos da Vila Olímpia e do Parque do Povo. A entrada é totalmente gratuita e só é possível com bicicleta.
Horários de funcionamento:
KLM Bike House — diariamente das 7h00 às 22h00
Ciclovia Rio Pinheiros — diariamente das 5h30 à 0h00
Por Wanderley Mattos Jr