LATAM lidera aviação brasileira com 40% de participação em abril, segundo ANAC

Continua depois da publicidade

LATAM Cargo também registra crescimento em abril na comparação com o mesmo mês de 2023, com ampliação de 21% na quantidade de cargas internacionais transportadas e 7% em cargas domésticas


EDIÇÃO DO DT com agências

 A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) acaba de apontar que a LATAM bateu a marca de 40% de participação no mercado doméstico brasileiro durante abril de 2024. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a companhia lidera o mercado desde 2021 e vem mantendo a marca de 40% ou mais de market share doméstico desde fevereiro deste ano.

Veja também as mais lidas do DT

Mais eficiente e competitiva, a LATAM opera atualmente a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para 52 aeroportos em território nacional. Na prática, lidera a aviação brasileira desde 2021 (em RPK*), segundo a ANAC. O índice calculado pela ANAC considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.

Somente em 2023, quando transportou 33 milhões de passageiros domésticos no Brasil, a LATAM viu crescer em 8% a sua operação em todo o território nacional, na comparação com 2022. O avanço tem uma razão: no último ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo LATAM foram direcionados para a sua operação brasileira.

Em 2024, a LATAM prevê a chegada de mais aviões e um crescimento ajustado de 8% a 10% na sua operação doméstica no Brasil, na comparação com 2023. Na prática, serão adicionados no País mais de 3 milhões de assentos da companhia no ano.

Na operação internacional, a LATAM também liderou o mercado brasileiro em março de 2024, com participação de 24%**, segundo a ANAC. Atualmente, é a empresa aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro de 2023, vale lembrar, a LATAM e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente. Agora, a companhia se prepara para inaugurar a rota Brasília-Santiago, prevista para começar em 1º de junho deste ano.

LATAM Cargo também cresce em abril 

Segundo o BI da ANAC, as cargas internacionais transportadas pela LATAM Cargo durante abril obtiveram um crescimento de 21%*** no comparativo com o mesmo período do ano passado, o que reforça a liderança da afiliada de cargas do grupo LATAM no mercado internacional de cargas no Brasil. Foram mais de 16,5 mil toneladas transportadas entre o País e o exterior contra 13,6 mil em abril de 2023.

Desde o fim do ano passado, a LATAM Cargo inaugurou três novas rotas cargueiras internacionais: Miami-São José dos Campos (2 voos semanais); Miami-Brasília (2 voos semanais) e Amsterdam-Curitiba (iniciou com 2 e agora conta com 3 voos semanais), além de ampliar de 2 para 3 a quantidade de voos semanais na rota Miami-Florianópolis. Já em abril deste ano, a companhia deu início a rota cargueira inédita entre Europa e Florianópolis, que possui dois voos semanais e facilita o transporte de cargas internacionais entre Europa e Santa Catarina.

Já no mercado doméstico, a operação de cargas apresenta um crescimento de 7,25% em abril na comparação com o mesmo período de 2023. Foram mais de 10,9 mil toneladas de cargas transportadas dentro do Brasil contra 10,2 mil no ano passado.

A LATAM Cargo também vem investindo em seu mercado doméstico brasileiro. Em 4 de abril deste ano, inaugurou a nova rota cargueira Guarulhos-Belém-Manaus, que duplicou a sua capacidade na capital paraense. Já em 9 de maio, foi inaugurada a operação doméstica do voo semanal cargueiro Guarulhos-Recife-Manaus, que aumentou a capacidade (medida em ATK****) da companhia na capital pernambucana em 62,5% na comparação com abril.

* RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.

** Considera todas as afiliadas do grupo LATAM que operam voos internacionais de/para o Brasil: LATAM, LATAM Chile, LATAM Peru e LATAM Paraguai.

*** Considera todas as afiliadas de cargas do grupo LATAM com atuação no Brasil: LATAM Brasil, ABSA, LATAM Chile, LATAM Cargo, LATAM Colômbia, LATAM Equador, LATAM Peru e LATAM Mercosul.

**** ATK: sigla em inglês para Tonelada-Quilômetros Oferecidos.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade