Mais eficiente e competitiva, LATAM opera atualmente a maior malha aérea da sua história no Brasil e lidera o setor aéreo nacional desde 2021
EDIÇÃO DO DT com agências
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) revelou nesta sexta-feira (21) que a LATAM liderou o mercado doméstico brasileiro em maio de 2024, com 39,6% de participação. No segmento internacional, a LATAM também manteve a liderança no mercado brasileiro durante o mesmo período, com 24% de participação, conforme dados da ANAC.
Veja também as mais lidas do DT
Reconhecida por sua eficiência e competitividade, a LATAM atualmente opera a maior malha aérea da sua história no Brasil, servindo 52 aeroportos em território nacional. Desde 2021, a companhia lidera a aviação brasileira em RPK (passageiros por quilômetro transportados). Em 2023, a LATAM transportou 33 milhões de passageiros domésticos no Brasil, um aumento de 8% em comparação com 2022, impulsionado pela adição de 15 novos aviões à sua frota.
Para 2024, a LATAM planeja expandir ainda mais sua operação doméstica, com um crescimento estimado de 8% a 10% e a adição de mais de 3 milhões de assentos. A empresa é a principal transportadora de turistas para o Brasil, operando voos de 90 aeroportos internacionais. Em uma iniciativa recente, a LATAM e a Embratur firmaram um acordo para promover o Brasil no exterior. Em breve, a companhia inaugurará a rota Brasília-Santiago, com início previsto para 1º de junho deste ano.
LATAM Cargo também cresce em maio
De acordo com o BI da ANAC, a LATAM Cargo registrou um aumento de 29% no transporte de cargas internacionais em maio, comparado ao mesmo período de 2023, consolidando sua liderança no mercado brasileiro de cargas internacionais. Em maio de 2024, a LATAM Cargo transportou mais de 17,8 mil toneladas de carga entre o Brasil e o exterior, em comparação com 13,7 mil toneladas no mesmo mês do ano passado.
Desde o final do ano passado, a LATAM Cargo inaugurou novas rotas internacionais, incluindo Miami-São José dos Campos, Miami-Brasília e Amsterdam-Curitiba. Além disso, aumentou a frequência de voos na rota Miami-Florianópolis. Em abril deste ano, a companhia lançou uma rota inédita entre Europa e Florianópolis, com dois voos semanais.
No mercado doméstico, a LATAM Cargo também apresentou um crescimento significativo de 47% em maio, transportando mais de 10,3 mil toneladas de carga dentro do Brasil, em comparação com 7 mil toneladas no ano anterior. A empresa continua a investir em sua operação de carga no mercado brasileiro, inaugurando novas rotas como Guarulhos-Belém-Manaus e Guarulhos-Recife-Manaus, aumentando consideravelmente sua capacidade de transporte em ambas as regiões.