Líderes globais condenam ataque a prédios do governo brasileiro

Continua depois da publicidade
Líderes globais condenaram o ataque à democracia empreendido neste domingo (8) por golpistas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que culminou na invasão a diferentes pontos da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Esses atos lamentáveis contra o patrimônio público e contra a democracia arranham ainda mais a imagem do Brasil no exterior. Mesmo assim, inúmeros chefes de estado já manifestaram sua solidariedade ao atual governo brasileiro e aos poderes constituídos, confira:
PRESIDENTE DOS EUA, JOE BIDEN

“Condeno o ataque à democracia e à transferência pacífica de poder no Brasil. As instituições democráticas do Brasil têm todo o nosso apoio e a vontade do povo brasileiro não deve ser prejudicada. Estou ansioso para continuar a trabalhar com @LulaOficial.”

SECRETÁRIO DE ESTADO DOS EUA ANTONY BLINKEN

“Condenamos os ataques à Presidência da República, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal hoje. Usar a violência para atacar as instituições democráticas é sempre inaceitável. Nós nos unimos a @lulaoficial para pedir o fim imediato dessas ações”.

O SECRETÁRIO-GERAL DA ONU, ANTONIO GUTIERRES,

“Condeno o ataque de hoje às instituições democráticas do Brasil. A vontade do povo brasileiro e das instituições do país deve ser respeitada. Estou confiante de que assim será. O Brasil é um grande país democrático.”

Veja também as mais lidas do DT

PRESIDENTE MEXICANO ANDRES MANUEL LÓPEZ OBRADOR

“A tentativa de golpe dos conservadores brasileiros instigada pela liderança do poder oligárquico, seus porta-vozes e fanáticos, é repreensível e antidemocrática. Lula não está sozinho, ele tem o apoio das forças progressistas de seu país, do México, do continente americano e do mundo.”

CONSELHEIRO DE SEGURANÇA NACIONAL DA CASA BRANCA, JAKE SULLIVAN,

“Os Estados Unidos condenam qualquer esforço para minar a democracia no Brasil. O presidente Biden está acompanhando de perto a situação e nosso apoio às instituições democráticas do Brasil é inabalável. A democracia brasileira não será abalada pela violência.”

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS SECRETÁRIO-GERAL LUIS ALMAGRO

“Condenamos o ataque às instituições em Brasília, que constitui uma ação repreensível e um ataque direto à democracia. Essas ações são imperdoáveis e fascistas por natureza”.

CHEFE DA POLÍTICA EXTERNA DA UNIÃO EUROPEIA, JOSEP BORRELL

“Horrorizado com os atos de violência e ocupação ilegal do bairro do governo de Brasília por extremistas violentos hoje. Apoio total a Lula e seu governo, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal. A democracia brasileira prevalecerá sobre a violência e o extremismo”.

O MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS DE PORTUGAL, JOÃO GOMES CRAVINHO

“Sem dúvida, o ex-presidente Bolsonaro tem responsabilidade. Sua voz é ouvida por esses manifestantes antidemocráticos. Seria muito importante se ele tivesse uma mensagem de condenação diante da desordem que está acontecendo atualmente em Brasília.”

PRESIDENTE CHILENO GABRIEL BORIC

“O governo brasileiro tem todo o nosso apoio diante desse ataque covarde e vil à democracia.”

PRESIDENTE COLOMBIANO GUSTAVO PETRO

“Toda a minha solidariedade ao @LulaOficial e ao povo do Brasil. O fascismo decidiu dar um golpe. … É urgente que a OEA (Organização dos Estados Americanos) se reúna se quiser continuar a viver como instituição”.

PRESIDENTE ARGENTINO ALBERTO FERNANDEZ

“Quero expressar minha rejeição ao que está acontecendo em Brasília. O meu apoio incondicional e do povo argentino a @LulaOficial diante dessa tentativa de golpe que ele está enfrentando.”

O LÍDER DA MINORIA NA CÂMARA DOS EUA, HAKEEM JEFFRIES,

“O violento ataque ao coração do governo brasileiro por extremistas de direita é uma visão triste, mas familiar. Estamos ao lado do povo do Brasil e da democracia.”

PRESIDENTE FRANCÊS EMMANUEL MACRON

“A vontade do povo brasileiro e das instituições democráticas deve ser respeitada! O presidente @LulaOficial pode contar com o apoio inabalável da França.”

SECRETÁRIO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO REINO UNIDO, JAMES CLEVERLY

“As tentativas violentas de minar a democracia no Brasil são injustificáveis. O presidente @LulaOficial e o governo do Brasil têm o total apoio do Reino Unido.”

PRESIDENTE VENEZUELANO NICOLÁS MADURO

“Rejeitamos categoricamente a violência gerada pelos grupos neofascistas de Bolsonaro que atacaram as instituições democráticas do Brasil. Nosso apoio a @LulaOficial e ao povo brasileiro que certamente se mobilizarão em defesa da paz e de seu presidente”.

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO URUGUAI

“O Uruguai condena os episódios de violência contra as instituições no Brasil e pede respeito ao Estado de Direito, à democracia e ao seu governo.”

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO PERU

“O governo do Peru condena veementemente o ataque à sede do Congresso, à Presidência e ao Supremo Tribunal Federal do Brasil e qualquer tentativa de desconsiderar a legitimidade das eleições de outubro de 2022. Nossa solidariedade com o presidente Lula e a democracia brasileira”.

PRESIDENTE EQUATORIANO GUILLERMO LASSO

“Condeno as ações de desrespeito e vandalismo perpetradas contra as instituições democráticas em Brasília, elas atacam a ordem democrática e a segurança cidadã. Expresso o meu apoio e o do meu governo ao regime jurídico da @LulaOficial.”

PRESIDENTE BOLIVIANO LUIS ARCE

“Condenamos veementemente o ataque ao Congresso, ao Palácio e ao Supremo Tribunal Federal por parte de grupos antidemocráticos. Os fascistas sempre procurarão tomar pela força o que não conseguiram alcançar nas urnas. Nossa solidariedade com o povo brasileiro e com o presidente @LulaOficial”.

PRESIDENTE PARAGUAIO MARITO ABDO

“Estamos preocupados com o que está acontecendo no Brasil. O caminho deve ser sempre o respeito pelas instituições, pela democracia, pela liberdade e pela não-violência”.

REPRESENTANTE DOS EUA JOAQUIN CASTRO

“Bolsonaro não deveria estar na Flórida. Os Estados Unidos não devem ser um refúgio para esse autoritário que inspirou o terrorismo doméstico no Brasil. Ele deveria ser mandado de volta ao Brasil.”

PRESIDENTE DO PARLAMENTO EUROPEU ROBERTA METSOLA

“Profundamente preocupado com o que está acontecendo no Brasil. A democracia deve ser sempre respeitada. O Parlamento Europeu está do lado do governo Lula e de todas as instituições legítimas e democraticamente eleitas.”

PRIMEIRA-MINISTRA ITALIANA GIORGIA MELONI

“O que está acontecendo no Brasil não pode nos deixar indiferentes. As imagens da irrupção em cargos institucionais são inaceitáveis e incompatíveis com qualquer forma de dissidência democrática. O retorno à normalidade é urgentemente necessário e expressamos solidariedade às instituições brasileiras.

PRIMEIRO-MINISTRO ESPANHOL PEDRO SÁNCHEZ

“Todo o meu apoio ao presidente @LulaOficial e às instituições livres e democraticamente eleitas do povo brasileiro. Condenamos categoricamente o ataque ao Congresso brasileiro e fazemos um apelo para o retorno imediato à normalidade democrática”.

PRESIDENTE CUBANO MIGUEL DIAZ-CANEL

“Condenamos energicamente os atos violentos e antidemocráticos no Brasil que visam criar o caos e desrespeitar a vontade popular que resultou na eleição do presidente Lula.”

GABINETE DO PRESIDENTE DA COSTA RICA

“O Governo da Costa Rica lamenta o ataque à democracia no Brasil e pede respeito à ordem constitucional daquele país. Apoiamos o presidente @LulaOficial.”

Compilado por Julia Symmes Cobb e Gabriel Araujo; Edição de Paulo Simão, Daniel Wallis e Diane Craft

Nossos Padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade