Livro ensina como produzir textos com eficácia na era da comunicação eletrônica

Continua depois da publicidade

(Edição do DIÁRIO com agências)

Pouco claros, mal escritos, confusos. Segundo os autores de “A escrita dos líderes”, um dos lançamentos de outubro da Best-Business, é assim que profissionais de cargos gerenciais costumam qualificar um terço dos textos comerciais com que se deparam.  Na era da internet, com a troca de informações acontecendo de forma cada vez mais rápida e intensa, os contratempos da linguagem costumam piorar.

No livro, Roman e Raphaelson apresentam uma série de casos para mostrar como escrever  uma mensagem com eficácia e clareza. As dicas perpassam a gramática, a escolha de palavras que evitem a má interpretação outros critérios mais subjetivos como o tom da mensagem.  Os autores chamam atenção também para a necessidade de fugir dos vocabulários técnicos. Como exemplo, eles citam um médico que, em vez de perguntar se o paciente conseguia andar, lhe indagou qual era seu nível de “deambulação”.

Veja também as mais lidas do DT

Seja para memorandos, relatórios, currículos, discursos ou apresentações, “A escrita dos líderes” ensina o caminho para chegar às palavras certas por meio de um raciocínio bem desenvolvido. É o que defende Pio Borges, autor da apresentação da edição em português e  fundador da Associação Brasileira de Marketing Direto: “Pode ser a diferença entre uma mensagem que não interessa, por ser mais uma como todas as outras, ou a ocasião que fará seu autor ser reconhecido como um administrador capaz de fazer o que está falando e ser compreendido por você em tudo o que disse”, declara.

Keneth Roman é ex-presidente do conselho administrativo e ex-CEO da Ogilvy, trabalha como consultor corporativo e de organizações sem fins lucrativos. Ken também é coautor de How to Advertise.

Joel Raphaelson,  ex-diretor executivo de criação da Ogilvy, ministrou várias palestras sobre a boa escrita. Editou o livro The Unpublished David Oglivy, com a colaboração de Kenneth Roman.

www.record.com.br
www.blogdaeditorarecord.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade