Os dois edifícios vizinhos onde viveram e trabalharam, com 240 anos de diferença, o compositor alemão George Friedrich Händel e o músico americano Jimi Hendrix, em Londres, abriram suas portas pela primeira vez ao público nesta semana.
No interior das antigas casas foi instalada a Händel&Hendrix, uma exposição que percorre as vidas privadas destes artistas da música clássica e do rock através da recriação de alguns dos quartos onde viveram, assim como documentos históricos, música e vídeos.
Apenas um muro separa as duas casas, localizadas nos números 23 e 25 da Brook Street, no bairro de Mayfair.
Veja também as mais lidas do DT
Este projeto reconstruiu detalhadamente o apartamento em que Hendrix (1942-1970) viveu no ano de 1969. O guitarrista encontrou esta residência, no último andar do número 23 da Brook Street, em um anúncio de jornal, e pagava 30 libras por semana pelo aluguel.
A guitarra acústica Epiphone FT79, que o cantor comprou de segunda mão por US$ 25 em Nova York e com a qual tocou canções como sua versão de “All Along the Watchower” de Dylan, também está em exibição.
Recriado a partir de fotografias e gravações, assim como pelas descrições de repórteres e da ex-companheira do músico, Kathy Etchingham, o quarto de Hendrix tem réplicas detalhadamente reconstruídas e peças análogas da década de 60.
Destacam-se o espelho ovalado pendurado sobre a chaminé e que fazia parte da mobília da casa, assim como o xale vitoriano favorito do cantor pendurado no teto, criando uma espécie de cobertura sobre a cama. (EFE)