Com a beleza de sua principal atração, as Cataratas do Iguaçu, Foz é um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil.
O DIÁRIO acompanhou o voo inaugural da Avianca para Foz do Iguaçu partindo de São Paulo na última segunda-feira (6). Durante sua estada na cidade, entrevistou o secretário de turismo de Foz, Lourenço Kuerten.
Acompanhe:
Veja também as mais lidas do DT
DIÁRIO: Considerando a beleza natural da cidade, Foz do Iguaçu tem uma Secretária de Turismo à altura?
LOURENÇO KUERTEN: assumimos o mandato em julho de 2016. É um período curto, pois a gestão anterior foi cassada e por decisão do TSE foi retirada dá administração da cidade. Nesse período a secretaria de turismo deixou de participar do tripé do turismo formado por nós (poder público), Itaipu Binacional é trade. Então, nesses 8 meses estamos articulando o mínimo para o funcionamento da secretaria.
DIÁRIO: E para 2017? Alguma novidade com essa estrutura administrativa?
LOURENÇO KUERTEN: Foz terá eleições em abril para escolher o futuro prefeito. De qualquer forma posso dizer que Foz não tem um calendário de eventos. Nosso maior atrativo são as Cataratas e em termos de evento turístico e o Festival de Turismo das Cataratas, que é privado e acontece em junho. De qualquer forma, a secretaria faz um investimento. Em 2016, aportamos duzentos mil reais. Este valor deve ser o mesmo para a próxima edição.
DIÁRIO: Qual a expectativa com o novo voo dá Avianca?
LOURENÇO KUERTEN: muito positiva. Como fizemos um trabalho forte com o Iguassu Convention, será mais uma opção para o turista estrangeiro chegar até o destino. Esse ano em que teremos mais feriados, esperamos aumentar o número de visitantes. Prevemos receber 1,8 milhão de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu, uma referência para nossas estatísticas.
REDAÇÃO DO DT