RETRÔ 2018 – Publicado dia 19 de maio
Por Paulo Atzingen*
Os cinquenta minutos que se gasta em carro de Porto de Galinhas a Praia dos Carneiros, em Pernambuco, são entrecortados por paisagens espetaculares de um lado, como o mar pernambucano e suas belas praias, e do outro as monótonas e contínuas plantações de cana de açúcar, uma das principais atividades econômicas do município de Ipojuca, Rio Formoso e Sirinhaém, ao sul do estado do frevo e do maracatu. “É uma tradição agrícola que remonta o ciclo colonial e perdura até hoje”, afirma o guia da Luck Receptivo, Borges Júnior. No caminho, já no município de Sirinhaém, paramos para fotografar o engenho de açúcar Tinoco, que ergue-se à beira da rodovia PE-60. O engenho destaca-se por possuir um aqueduto, uma Casa Grande, uma capela e uma possível moenda, de onde sai uma chaminé formando um conjunto arquitetônico típico do Brasil colonial.
Veja também as mais lidas do DT
Passeios deste tipo, em que são oferecidos cultura, história e entretenimento, compõem o portfolio da Luck Receptivo, empresa de turismo radicada há 58 anos em Pernambuco e com filiais em vários estados do Nordeste.
Passeio no estuário
No município de Tamandaré, esparrama-se a praia dos Carneiros, uma das pérolas naturais do litoral brasileiro. O destino tem boa estrutura, com o bar Bora Bora Carneiros oferecendo espreguiçadeiras, gazebos e todos os serviços de restaurante. No passeio de Catamarã no estuário, em frente à praia dos Carneiros é possível ter uma visão panorâmica da beleza do lugar. Uma sequência verde de coqueiros esbeltos baila na ponta da praia, e na outra ponta, onde as águas do remanso encontram o mar aberto, uma combinação da praia descoberta, do mar calmo e dos coqueiros criam a imagem curiosa de um enorme jacaré.
Do lado do continente avista-se a capela de São Benedito, que atualmente é muito procurada para casamentos de famosos e endinheirados.
Banho de argila e drink ‘Tua Mãe’
O passeio tem como um dos seus pontos altos o banho de argila, às margens do estuário e na boca do manguezal. Uma espécie de convite de volta às raízes, emoldurada por um mangue e uma natureza quase intacta. O local, embora com pouca estrutura, é divertido pois lá é oferecido (a um custo de 10 reais) o drink “Tua Mãe”, uma espécie de mistura de vinho com frutas regionais muito saboroso. O mesmo drink, acrescido de vodka é chamado de “Tua avó” e o com cachaça tem o curioso nome de “Tua Sogra”.
Quem leva?
A Luck Receptivo oferece esse passeio a partir de R$ 90.
Onde ficar?
Vivá Hotel –
Summerville Resort
*O jornalista Paulo Atzingen viajou a Pernambuco com seguro GTA