O Lufthansa Group realiza a 1ª edição do Changemaker Challenge, que buscará soluções inovadoras de sustentabilidade nos setores de viagem e mobilidade.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
O desafio é uma promoção do Lufthansa Innovation Hub, unidade de inovação digital do grupo, e é voltado para startups em fase inicial, estudantes e jovens profissionais de todo o mundo. Visando explorar o potencial da digitalização em todo o setor de viagens, não só na aviação, o prêmio tem como parceiros Expedia Group, Google e Uber.
Veja também as mais lidas do DT
As ideias podem ser enviadas online até o dia 30 de outubro pelo site www.changemaker-challenge.com. Os finalistas serão anunciados no dia 15 de novembro durante o “Lufthansa Group Innovation Forum” em Frankfurt, Alemanha, e concorrem a prêmios de até 30 mil euros.
As ideias podem partir de soluções que tornem o impacto ecológico de cada um mais transparente durante a sua jornada até métodos que apoiam decisões sustentáveis durante o processo de reserva, além de tecnologias inovadoras de transporte.
“As inovações digitais podem desempenhar um papel fundamental na criação de um futuro mais sustentável para o transporte. Essa área ainda tem bastante espaço para ser explorado e, por isso, estamos unindo forças com três líderes da indústria cuja expertise e alcance global cobrem todos os segmentos de viagem e mobilidade. Combinado com a expertise de aviação do Lufthansa Group, nosso objetivo é entender o potencial dessa área através de mentes criativas de todo o mundo”, disse Gleb Tritus, diretor-geral da Lufthansa Innovation Hub e um dos jurados do Changemaker Challenge.
Os candidatos podem competir em quatro categorias:
- Upgrade to Sustainability – Plataformas consolidando vários produtos de viagem (voos, hotéis etc), que atualmente carecem de opções sustentáveis. Viajantes precisam de ferramentas e serviços que ofereçam alternativas sustentáveis no planejamento e processo de reserva.
- Disrupt Urban Mobility – Mobilidade urbana deve ser acessível a todos os cidadãos e permitir que se locomovam, sejam conectados e eficientes, agindo de forma sustentável. Por isso, são necessárias ideias que moldem a paisagem da mobilidade urbana com foco na sustentabilidade.
- The Good Traveler – Viajar pode ter impacto negativo em comunidades locais e no meio ambiente. A categoria privilegia soluções digitais que contribuam para uma melhor pegada social e ecológica nos destinos turísticos.
- Beyond Booking – Passageiros são geralmente apresentados com uma opção de compensação de carbono durante o processo de reserva, mas essa alternativa não fica mais disponível no restante da viagem. A categoria busca soluções que apoiem o comportamento sustentável e a tomada de decisões ao longo da viagem.