Atento às possibilidades de promover o turismo sustentável e integrar as cidades conveniadas em roteiros cada vez mais diversificados e qualificados, principalmente neste momento de retomada, o Circuito Litoral Norte de São Paulo está apoiando o Maio Náutico Bertioga.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências associadas
O Litoral Norte de São Paulo possui uma natureza marinha que proporciona ricas experiências de turismo náutico. Além disso, as cidades que englobam a região turística – Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba – possuem completa estrutura de serviços como marinas, portos de embarque e desembarque e empresas que realizam passeios náuticos, o que comprova um grande potencial a ser explorado pelos visitantes.
Privilegiado pelos recursos naturais que formam ilhas, lagoas, praias escondidas, baias e enseadas, a região também aposta no turismo náutico como prática para qualificar o turista e desenvolver uma forma de turismo sustentável.
“O turismo náutico está entre as atividades que mais cresceram durante a pandemia, devido à prática de forma isolada, com família e amigos próximos, empregando cerca de 27 mil pessoas no Estado de São Paulo. Com a tendência da regionalização e do turismo de proximidade, Bertioga é a porta de entrada do Circuito Litoral Norte para o mais importante polo emissor de turistas da região, a capital São Paulo e seus aeroportos, conectados com interior e outros Estados. Integrada com os municípios da Região Turística, essa atividade torna-se um grande atrativo para todos os gostos, permitindo visitas seguras, avistamento de natureza e animais marinhos. Essa é a vocação do Litoral Norte de São Paulo”, afirma o presidente interino do consórcio turístico, Gustavo Monteiro.
Veja também as mais lidas do DT
Totalmente online
O evento, totalmente online, ocorre entre os dias 21 e 22 de maio com foco em fortalecer, ampliar e estruturar o turismo náutico. Tendo como público-alvo os profissionais do setor, o workshop é realizado pela Prefeitura de Bertioga e visa alcançar políticas públicas e o desenvolvimento sustentável para a atividade em Bertioga e em todo litoral.
A abertura, programada para às 14h desta sexta-feira, contará com a presença secretário de Turismo do Estado, Vinicius Lummertz, além do prefeito de Bertioga, Caio Matheus, do secretário Municipal de Turismo de Bertioga, Ney Carlos, do presidente interino do Circuito Litoral Norte, Gustavo Monteiro, e do Presidente do Fórum Náutico Paulista, Marco Antônio Castello Branco, entre outros nomes relevantes para o segmento.
“O segmento náutico foi o único que não apresentou queda durante a pandemia e, com certeza, esse tipo de turismo puxará a retomada no pós-pandemia. O fórum Maio Náutico Bertioga mostra que nosso município está preparado para dar aos nossos turistas a melhor experiência possível em todas as modalidades de turismo náutico”, acrescenta o secretário Municipal de Turismo, Ney Carlos.
O Maio Náutico Bertioga é totalmente gratuito e será transmitido pelas redes sociais da Prefeitura de Bertioga. Para interagir com perguntas, é preciso realizar a inscrição pelo link: https://www.even3.com.br/maionautico/.
Programação
21/05 – SEXTA, A PARTIR DAS 14 HORAS
Ney Carlos – Secretário de Turismo de Bertioga
Milton Gonçalves da Luz – Presidente da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM)
Gustavo Monteiro – Presidente interino do Circuito Litoral Norte
Marco Antônio Castello Branco – Presidente do Fórum Náutico Paulista
Caio Matheus – Prefeito de Bertioga
Vinicius Lummertz – Secretário estadual de Turismo
Capitão Marcelo de Oliveira Sá – Capitão dos Portos
Tenente Gennari – Marinha do Brasil
Nelson Speranza Filho – Professor Doutor
Capitão Herman Junior – Presidente do Comitê de Segurança da Navegação da Baixada Santista
22/05 – SÁBADO, A PARTIR DAS 9 HORAS
Filipe Toni Sofiati – Diretor de Turismo de Bertioga
Luís Felipe Natálio – Biólogo marinho
Gilberto Pessanha Ribeiro – Representante do Observatório da Dinâmica Costeira da UNIFESP
Bianca Colepicolo – Presidente da Abinova
Daniela Marcondes – Doutoranda do Programa PROMUSSP USP
Meilyng Leone Oliveira – Prof. Dr. Direito Ambiental