segunda-feira, fevereiro 24, 2025
InícioEconomia do turismoMaior número em 55 anos: Brasil recebeu quase 1,5...

Maior número em 55 anos: Brasil recebeu quase 1,5 milhão de turistas estrangeiros em janeiro

Em janeiro de 2025, o Brasil recebeu a visita de 1.483.669 turistas internacionais, conforme revelado pelo Ministério do Turismo. Esse número representa o maior registro para esse mês desde 1970, evidenciando um crescimento de 55% em relação aos 956.737 visitantes que, de acordo com a pasta, chegaram ao país no mesmo mês do ano anterior.

A Argentina foi a principal fonte de turistas, com 870.318 argentinos viajando para o Brasil no mês passado, quase o dobro das 452.136 pessoas que vieram do país vizinho em janeiro de 2024.

A proximidade com a Argentina beneficiou os três estados da região Sul do Brasil. Em janeiro de 2025, o Rio Grande do Sul, o Paraná e Santa Catarina somaram juntos 62% do total de visitantes internacionais, totalizando 924.138 turistas.

O destaque ficou com o Rio Grande do Sul, que viu 518.557 turistas estrangeiros chegarem ao seu território no mês passado. Esse número representa um aumento de 95% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram registrados 265.719 visitantes.

Em termos absolutos, os estados do Rio de Janeiro e São Paulo ficaram na segunda e terceira posições, respectivamente, no ranking das unidades federativas que mais receberam turistas internacionais, com 240.151 e 219.787 visitantes, sem igualar os números do Rio Grande do Sul.

O estado do Paraná recebeu 206.861 visitantes internacionais, enquanto Santa Catarina contabilizou 198.720 turistas de fora do Brasil.

A principal forma de entrada dos turistas estrangeiros foi por via terrestre. Das 1.483.669 chegadas contabilizadas, 802.611 turistas (o que equivale a 54% do total) utilizaram esse meio. O transporte aéreo ficou na segunda posição, com 608.163 entradas (41%), e as chegadas por vias marítimas e fluviais totalizaram 72.895 (5%).

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o bom resultado alcançado já no início do ano é um “excelente ponto de largada” para o Brasil superar a marca de 2024. “Iniciamos o ano de forma excepcional, resultado dos esforços do governo do presidente Lula e também do setor para promover nosso país no exterior, melhorar a infraestrutura turística e facilitar o acesso dos viajantes”, afirmou o ministro.

“Nenhum país no mundo teve um crescimento nessa dimensão na chegada de turistas. São 55% a mais que no ano passado, que já havia sido recorde”, acrescentou, em nota, o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo.

Fonte: Agência Brasil 

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cadastre-se em nossa newsletter

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque